Lei 8666 - IPEA Propõe Criação de Nova Lei Para Licitações

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada hoje (01/11) no site “www.defesanet.com.br“ destacando que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgará hoje uma proposta que propõe a criação de uma nova Lei para Licitações.

Duda Falcão

DEFESA

Lei 8666 - IPEA Propõe Criação
de Nova Lei Para Licitações

Proposta, que substituiria a Lei 8666, prevê
agência de compras centralizadas e menos burocracia

Defesanet
01 de Novembro, 2013 - 00:15 ( Brasília )

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulga nesta sexta-feira, dia 1°/11, às 14h30, no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar) a nota técnica A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do IPEA à Consulta Pública do Senado. O estudo será apresentado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do IPEA Eduardo Fiuza e Bernardo de Medeiros.

A proposta sugere a criação de uma nova lei, em vez da reforma da Lei 8666, que está em discussão na Comissão Especial do Senado, instalada em 13 de junho deste ano, composta pelos senadores Vital do Rêgo, Kátia Abreu, Wilder Morais, Waldemir Moka, Francisco Dorneles, Eduardo Suplicy, Aloysio Nunes Ferreira e Armando Monteiro.

A Lei 8.666/93, que trata de licitações, contratos e compras, já foi alterada por 61 Medidas Provisórias e 19 leis, um total de 80 normas, ou quatro por ano, e costuma ser considerada como fator de “engessamento” dos processos. Para o IPEA, a reforma da Lei 8.666 deve buscar seus principais pontos na Lei 12.462/2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), uma espécie de “Lei de Licitações” paralela para bens, serviços e obras referentes à Copa do Mundo, às Olimpíadas e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre as alterações propostas pelo IPEA, está a criação de uma agência executiva de compras centralizadas e de carreiras, com níveis médio e superior, especializadas em compras públicas. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal IPEA.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 


Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.



Comentário: Bom, muito bom mesmo, isto é, se for aplicada como os técnicos do IPEA (especialistas da área, gente que entende do assunto e não debiloides irresponsáveis) estão propondo, sem qualquer mudança, coisa que é quase impossível de acontecer com os políticos que temos, mas enfim...

Comentários