Markus Demleitner, Desenvolvedor do GAVO DaCHS Visita o LIneA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (25/11) no site do “Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA)” destacando que Markus Demleitner, responsável pelo desenvolvimento do GAVO Data Center Helper Suite (DaCHS) visitou o LIneA.

Duda Falcão

Markus Demleitner, Desenvolvedor
do GAVO DaCHS Visita o LIneA

25/11/2013

No desenvolvimento do Portal Científico do LIneA utilizamos o GAVO Data Center Helper Suite (DaCHS), que é uma infraestrutura de publicação de dados para o Observatório Virtual. Ela nos ajuda a ingerir e mapear dados, utilizando um gerenciamento de meta-dados integrado com um registro de publicação. Essa infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento de um sistema ponta-a-ponta de processamento e análise de dados do Dark Energy Survey.

Por conta da utilização do GAVO DaCHS, Markus Demleitner (Universidade de Heildeberg), seu desenvolvedor principal, visitou o LIneA de 11 a 14 de Novembro. Durante sua visita ministrou um tutorial sobre o Observatório Virtual (VO) demonstrando o uso de suas diversas ferramentas. Além disso, dentro do ciclo de webinários do LIneA fez uma apresentação intitulada “O VO e porque ele é importante”.

Do ponto de vista da colaboração técnica, a visita de Markus foi extremamente proveitosa, com a implementação de uma nova funcionalidade no DaCHS aumentando consideravelmente a taxa de ingestão no banco de dados de catálogo associado ao portal. Também foram criados modelos de serviços de uma interface web para acesso produtos publicados pelos pipelines científicos no portal.

Markus profere palestra no ciclo de webinários do LIneA.


Fonte: Site do LIneA - http://www.linea.gov.br/

Comentários