Microssatélites Foi Tema de Workshop na Agência Espacial Brasileira

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Microssatélites foi tema de workshop na Agência.

Duda Falcão

Microssatélites é Tema de Workshop
na Agência Espacial Brasileira

Coordenação de Comunicação Social – (CCS/AEB)


Brasília 14 de Novembro de 2013 – As possibilidades de acordo entre Brasil e Japão no que diz respeito a atividades e aplicações com microssatélites foi um dos temas em discussão no Workshop Brasil-Japão sobre Desenvolvimento e Aplicações de Microssatélites nesta quinta-feira (14) na Agência Espacial Brasileira (AEB).

O evento é realizado pelo Laboratório de Aplicação e Inovação em Ciências Aeroespaciais (Laica) da Universidade de Brasília (UnB), em cooperação com as universidades de Tóquio e de Wakayama, do Japão, e apoio da AEB.

A atividade, que foi acompanhada por diversos estudantes da UnB, teve a participação de especialistas brasileiros e japoneses que divulgaram as ações desenvolvidas nos dois países na área de Engenharia Aeroespacial.

O workshop foi aberto pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, que deu as boas vindas à comitiva japonesa e aos universitários e pelo chefe do Laboratório de Plasma do Instituto de Física da UnB, José Leonardo Ferreira. Em sua palestra o professor da Universidade de Tóquio, Shinichi Nakasuka, apresentou um panorama das atividades com micro, nano e pico satélites desenvolvidas em seu país, bem como as suas aplicações práticas.

Capacitação

Docente na Universidade de Wakayama, Hiroaki Akiyama, falou sobre a colaboração em educação em ciências espaciais e a formação de pessoal entre Brasil e Japão. Esse tema também foi abordado na apresentação do pesquisador Eriko Yamamoto, da Next-generation Space System Tecnology Research Association.

As palestras apresentam projetos recentes em micro/nano/pico satélites produzidos no Japão e na UnB, discutindo possíveis aplicações práticas e possibilidades de cooperação na formação de recursos humanos e investigação científica nesta área.

As Atividades em Microssatélites e Sistemas Espaciais na UnB foram apresentadas pela professora Chantal Cappelletti, que também desenvolve projetos na área espacial junto a AEB. Consta da pauta de discussões questões relevantes ao incremento de microssatélites, tais como infraestrutura de testes e integração, cooperação no segmento solo e espacial; intercâmbio de conhecimento sobre o emprego de tecnologia aeroespacial na prevenção de desastres naturais, como incêndios florestais e inundações, por exemplo, e monitoramento do território nacional.

Também foi objeto de observação no evento debate sobre a estratégia de pesquisa, desenvolvimento e testes de conceitos em ciências aeroespaciais no âmbito das instituições de ensino superior.

O workshop foi uma atividade dentro do contexto do memorando de entendimento assinado entre o Instituto de Educação sobre o Espaço do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Conjunto da Universidade de Wakayama e a Fundação Universidade de Brasília. O objetivo deste memorando é contribuir mutuamente para a pesquisa na prevenção de desastres e para compartilhar recursos humanos necessários à capacitação por meio do projeto Uniform.



Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários