Brasil e China Devem Lançar Novo Satélite em 2014, diz Ministro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (17/11) no site da “Agência Brasil” destacando que segundo o Ministro Paulo Bernardo, Brasil e China devem lançar novo satélite em 2014.

Duda Falcão

Nacional

Brasil e China Devem Lançar Novo
Satélite em 2014, diz Ministro

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
17/12/2013 - 17h11

Brasília – O Brasil e a China devem lançar no ano que vem um novo satélite para substituir o que foi lançado recentemente, mas não ficou em órbita, por causa de falhas no lançamento. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o projeto de construção do satélite já previa que todas as peças fossem feitas em duplicidade, e elas já foram enviadas à China, agora só falta decidir se o novo equipamento será montado naquele país ou no Brasil.

“Agora não tem o que fazer, aconteceu, foi uma tragédia, ficamos com uma deficiência muito grande, mas tem outro satélite já fabricado e pronto, estava no orçamento do projeto, previsto para ser lançado em 2015. Agora estamos vendo a possibilidade de lançar em 2014”, disse hoje (17) Bernardo.

O satélite, construído em parceria com a China, servirá para mapear e registrar os territórios e atividades agrícolas, desmatamento, mudanças na vegetação e expansão urbana.

Bernardo explicou que a falha que resultou no fracasso do lançamento do satélite foi na mistura do combustível com oxidante que controla o nível de desempenho do foguete. Isso resultou no desligamento do terceiro motor dez segundos antes do necessário, por isso o foguete não teve velocidade suficiente para se manter em órbita.

Ainda não está definido quem vai arcar com o custo do novo lançamento. “Quando fizemos o contrato para lançar, não estava dito o que aconteceria se não desse certo, mas com certeza será negociado”, explicou o ministro.

Paulo Bernardo também comentou pela primeira vez a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em relação às empresas Telefônica, Vivo e TIM. Segundo ele, o CADE estabeleceu um parâmetro, de que uma mesma empresa não pode controlar duas operadoras no Brasil. Segundo ele, a Anatel analisou o aspecto regulatório do mercado de regulação e o CADE avaliou as questões de competições, então não houve divergências entre as posições dos dois órgãos regulatórios. “Temos que esperar, ver o que vai acontecer. Não temos intenção de contribuir com especulações sobre esse assunto”, disse o ministro.

Bernardo participou hoje (17) da posse de Igor Vilas Boas de Freitas como membro do Conselho Diretor da Anatel, com mandato até 5 de novembro de 2017. Freitas é consultor legislativo do Senado Federal e graduado em engenharia eletrônica. Foi membro do Conselho Consultivo da Agência e assessor do Conselho Diretor da agência.


Fonte: Site da Agência Brasil

Comentário: Pois é leitor, agora até mesmo o Ministro das Comunicações sai fazendo promessa na imprensa sobre um Satélite de Sensoriamento Remoto, e para piorar, logo quem, esse energúmeno do Paulo Bernardo. Mas enfim, são coisas de um programa do “Faz de Conta”, principalmente em ano pré-eleitoral, é o fim da picada.

Comentários

  1. Ainda bem que esse "expert" explicou tudo:

    "Bernardo explicou que a falha que resultou no fracasso do lançamento do satélite foi na mistura do combustível com oxidante que controla o nível de desempenho do foguete. Isso resultou no desligamento do terceiro motor dez segundos antes do necessário, por isso o foguete não teve velocidade suficiente para se manter em órbita".

    Quem não entendeu, pergunta novamente que ele desenha.

    Só pode ser piada.

    E de muito mal gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um imenso azar, que por coincidência só aconteceu nos últimos 11 segundos.

      É com cada falha misteriosa que nosso programa espacial está ficando recheada de lendas urbanas.

      Daqui a pouco vão caricaturar esses eventos com nomes mais pomposos, com títulos como: "espirito que ataca VLS's", ou "maldição quilombola", ou ainda "a vingança do dedo perdido do presidente nove-dedos".

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkk, essa foi muito boa Israel, kkkkkkkkk.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    3. Não te rias Duda, porque tá pairando atualmente aí um mau agouro à aeronautica com um titulo bem mais sinistro: "A maldição de Chucky" e que promete mais um titulo se não tomarmos cuidado em 2014 nas eleições: "Chucky contra-ataca". Aí sim passamos do terror à realidade.

      Excluir
    4. Pois é amigo, estais certo, infelizmente tudo indica que caminhamos para este pesadelo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. “Quando fizemos o contrato para lançar, não estava dito o que aconteceria se não desse certo, mas com certeza será negociado”.
    Estes imbecis do governo não deveriam ter o dever de se antecipar e já tomar uma providência em caso de falha?!
    Meu Deus, nesta Pindorama é tudo piada mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário