Brasil Propõe à China Lançar o CBERS-4 em Dezembro de 2014

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (23/11) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que o Brasil propõe à China lançar Satélite CBERS-4 em dezembro de 2014.

Duda Falcão

Brasil Propõe à China Lançar o
CBERS-4 em Dezembro de 2014

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília 23 de Dezembro 2013 - O Brasil propõe à China esta semana, que o CBERS-4, quinto satélite do programa de sensoriamento remoto que os dois países desenvolvem em conjunto desde 1988, seja lançado em dezembro de 2014, da base de Taiyuan, na China.

A proposta foi elaborada em reunião na quinta-feira (19) no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), entre o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, do diretor geral do INPE, Leonel Perondi, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, por vídeo conferência, e técnicos ligados ao programa CBERS-4.

A AEB e o INPE concordam que o prazo é bastante exíguo, que o risco é desafiador, mas entendem que as equipes técnicas das duas instituições estão capacitadas a concluir o cronograma nesse prazo.

Contribui para este esforço o fato de que a maior parte dos equipamentos do CBERS-4 já se encontrar na China, onde, neste caso, ocorrerá a fase de montagem, integração e testes do satélite. O cronograma prevê que técnicos brasileiros viajem à China no início do próximo ano para participar da instalação e teste de sistemas elétricos, uma das primeiras etapas a serem concluídas.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

  1. Com o número de tecnico que temos e se tornando o CBERS prioriedade, será isso um mal sinal que os outros projetos serão em parte lesados por essa pressa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Israel!

      Pressa nunca é bom, seja na área espacial ou em qualquer área. Entretanto, não creio que os Chineses topem essa proposta, e creio que ela não passa de pura falácia em ano pré-eleitoral, típica ação da classe política brasileira. Agora, se isto irá prejudicar ou não outros projetos eu não creio que se precise dessa situação para atrasar outros projetos do PEB.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Caso técnicos brasileiros participem da montagem do satélite na China haverá perda significativa da oportunidade de aprendizagem que haveria com a montagem do mesmo aqui, como prevê o acordo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Unknown!

      Sempre que não se cumpre o que foi acordado existem perdas e nesse caso não será diferente, apesar que, como já disse para o Israel acima, para mim os chineses não toparão esse mudança de cronograma, mas caso aceitem será unicamente por pressão política do Governo Chinês, e neste caso, sim, haverá perdas, não sendo nada bom para o INPE e seus profissionais do LIT. Mas enfim, este é infelizmente o país que estamos construindo, se é que podemos denominá-lo assim.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Bom, como esse imbroglio ainda vai dar muito que falar, segue aqui um link para um artigo bem completo sobre a missão lunar chinesa.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário