Lançamento do CBERS-3 - Nota Oficial do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPEpostada hoje (09/12) no site do instituto confirmando o fracasso do lançamento Satélite  CBERS-3.

Duda Falcão

Lançamento do CBERS-3

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2013

Às 11h26, hora de Beijing (1h26, hora de Brasília), desta segunda-feira (9/12), o satélite CBERS-3, desenvolvido conjuntamente por Brasil e China, foi lançado pelo veículo chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamentos de Satélites de Taiyuan, China. Porém, houve uma falha de funcionamento do veículo lançador durante o voo e, consequentemente, o satélite não foi posicionado na órbita prevista. Avaliações preliminares sugerem que o CBERS-3 tenha retornado ao planeta.

Engenheiros chineses responsáveis pela construção do veículo lançador estão avaliando as causas do problema e o possível ponto de queda.

Os dados obtidos mostram que os subsistemas do CBERS-3 funcionaram normalmente durante a tentativa de sua colocação em órbita.

Para assegurar o cumprimento dos objetivos do programa CBERS, Brasil e China concordaram em iniciar imediatamente discussões técnicas visando a antecipação da montagem e lançamento do CBERS-4.

O programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, na sigla em inglês) gera imagens da superfície do território brasileiro para aplicações diversas, tais como zoneamento agrícola, monitoramento de desastres naturais e acompanhamento de alterações da cobertura vegetal, com grande aplicação na região amazônica.

O CBERS 3 seria o quarto satélite do programa a entrar em órbita. Os três satélites anteriores operaram adequadamente e cumpriram suas missões.

Brasil e China alcançaram resultados frutíferos nos últimos 25 anos de cooperação na área espacial, e estão confiantes na continuidade desse êxito.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Pois é leitor, agora é oficial e veja que eles estão tentando dourar a situação que na verdade é uma catástrofe, além de tentar apressar o lançamento do CBERS-4, caminhando na mesma direção. É triste, mas fazer o que? Só falta agora o discurso da presidentA do Brasil, caso ela venha mesmo se manifestar, muito provavelmente será uma pérola histórica.  

Comentários

  1. Agora que a brincadeira com o CBERS-3 acabou eles vão brincar com o CBERS-4.

    Mas o que é mais difícil de acreditar é que mais uma vez, não vamos ver nenhuma atitude enérgica contra esse estado de coisas por quem está dentro do programa.

    Sendo assim, eles são os únicos que não podem reclamar. Sendo explícito, quando digo eles, estou me referindo ao SindCT e TODOS em todos os escalões da categoria que ele "representa".

    #VERGONHA !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vergonha...NÃO ADIANTA INVESTIR EM PARCERIAS -

      devemos fazer como os americanos, russos, chineses, indianos, pesquisar investir e fazer sozinhos !

      Parcerias são para os bananas!

      Excluir
  2. NÃO ADIANTA INVESTIR EM PARCERIAS -

    devemos fazer como os americanos, russos, chineses, indianos, pesquisar investir e fazer sozinhos !

    Parcerias são para os bananas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, essas parecerias não contribuem em nada para nosso desenvolvimento tecnológico.

      Excluir
  3. Outro vexame, e assim segue nosso programa espacial, temos grandes mentes, engenheiros, físicos e matemáticos, mas falta seriedade das autoridades, que em tudo se metem, às vezes, sem o mínimo de conhecimento técnico, sempre fazendo seus comícios eleitoreiros, bravatas, demagogos.....ridicularizam nossa ciência e nosso povo...o brasil não quer ser mais o país do futebol, queremos ser o país da ciência e cultura, não queremos estádios, queremos laboratórios, não queremos o titulo da copa, queremos um Nobel..

    ResponderExcluir
  4. Que falta faz um programa espacial sério.......

    ResponderExcluir
  5. dureza ver tantos comentários que nada contribuem ....
    falar em brincadeira para pesquisadores e cientistas que trabalham sério é, no mínimo, uma atitude insana e desrespeitosa.....
    não tem nenhum sentido falar em vexame quando a falha foi do foguete chines......e poderia ter sido um foguete frances, americano, russo, etc.....
    vexame sinto e tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo as cenas de violencia do jogo do vasco em curitiba....
    isso sim é uma vergonha para o país

    ResponderExcluir

Postar um comentário