Nota Oficial da Opto Eletrônica Sobre o Fracasso no Lançamento do CBERS-3

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial da empresa Opto Eletrônica divulgada ontem (09/12) sobre o fracasso do lançamento do satélite CBERS-3.

Duda Falcão

Falha em Foguete Chinês Não Tira
Mérito do Programa Espacial Brasileiro

A Opto Eletrônica S.A. lamenta o incidente ocorrido no posicionamento do satélite CBERS-3 em órbita, na madrugada desta segunda, 09/12 (às 1h26, horário de Brasília). O satélite CBERS-3, desenvolvido conjuntamente por Brasil e China, foi lançado pelo veículo chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamentos de Satélites de Taiyuan, China. Avaliações preliminares apontam que uma falha no sistema de propulsão do veículo lançador, sob responsabilidade chinesa, resultaram na colocação do satélite em órbita inadequada, ocasionando perda do equipamento.

O satélite carregava duas câmeras chinesas e duas brasileiras. À parte brasileira, coube a Opto Eletrônica, vencedora em licitação, desenvolver a partir do zero as câmeras MUX (multiespectral) e WFI (wide field imager; esta, em parceria com a empresa Equatorial Sistemas).  Hoje, apenas outros sete países (EUA, França, Rússia, Índia, Japão, China e Israel) detêm o conhecimento e a tecnologia necessários para desenvolver e produzir câmeras como estas. Os dados obtidos mostram que os subsistemas do CBERS-3, incluindo as câmeras funcionaram normalmente durante a tentativa de colocação em órbita. O satélite funcionou dentro do esperado até o choque contra a superfície da Antártida.

Importante ressaltar que já foram produzidos mais dois modelos de voo (Flight Models, FMs), completamente idênticos, de cada uma das duas câmeras que equipavam o satélite CBERS-3. Tais modelos estão prontos e funcionais para equipar os satélites CBERS-4 e CBERS-4B.

Portanto, iniciam-se imediatamente discussões técnicas entre os dois países visando à antecipação da montagem e lançamento do CBERS-4.

A história mostra que, apesar de completamente indesejáveis, as perdas de satélites durante o lançamento e “comissionamento” são relativamente comuns, mesmo para países que dominam completamente as tecnologias de propulsão envolvidas, como EUA, Rússia e a própria China.  O satélite americano Landsat 6, por exemplo, teve falha similar em 1993, depois de uma série de cinco lançamentos bem sucedidos.

Como tal, o incidente de hoje deve ser encarado como mais uma etapa no aperfeiçoamento do complexo sistema propulsão de veículos lançadores. Neste instante, os engenheiros chineses, responsáveis pela construção e operação do veículo lançador, estão avaliando as possíveis causas do problema.

O programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, na sigla em inglês) gera imagens da superfície do território brasileiro para aplicações diversas, tais como zoneamento agrícola, monitoramento de desastres naturais e acompanhamento de alterações da cobertura vegetal, com grande aplicação na região amazônica.

De acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Brasil e China alcançaram resultados frutíferos nos últimos 25 anos de cooperação na área espacial, e estão confiantes na continuidade desse êxito.


Fonte: Opto Eletrônica via Blog Panorama Espacial.

Comentários

  1. " A TEORIA DO CAOS ENCUBADO REFERENTES AOS GOVERNOS SEM COMPROMISSOS COM O PEB"

    O CEFAB parabeniza a Opto Eletrônica S. A., pela comprovação de sua capacidade profissional, dando exemplo para os incompetentes do governo, de que estamos prontos para gerar a tecnologia emancipativa e 100% nacional, para conquistarmos de vez o espaço sideral, afinal de contas, a Opto é também uma vitima como nós.
    O Caos é uma das leis mais importantes do universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento, ( desleixo dos governos anteriores com o PEB), pode trazer consequências enormes e absolutamente potenciais e desconhecidas no futuro, ( acidente na plataforma com o VLS, ceifando as vidas dos nossos técnicos, atrasos absurdos em investimentos, pane do foguete VSB-30 e etc.......). Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis- caóticos, portanto. Parece assustador para mim, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais das reportagens que deixam os pesquisadores estressados, nota-se que meu comentário faz sentido, quando as coisas não são levadas á sério, os resultados não são bons.
    Devemos considerar o estado de expectativa de todos nós, presente principalmente no CTA-IAE, condição de instabilidade e incerteza universal que permeiam o ambiente científico, isso tudo consequência do estado anteriores da incompetência governamentais, preocupam o estado seguinte, dos projetos a serem concluídos. Em fim, nada seria incerto para todos, e o futuro, assim como os exemplos negativos do passado,.......só sei que, neste momento, as coisas não mudarem para melhor, as previsões da resultante do caos, não serão nada agradáveis."

    ResponderExcluir
  2. Olá Duda, sobre o Lançamento do CBRS-3, vendo a maioria dos comentários das pessoas nos portais de noticias, na maioria só comentários lamentáveis de pessoas que acham um absurdo o Brasil investir nesse setor, isso só prova o porque a classe politica não se importa com PEB, isso reflete o pensamento de praticamente toda uma nação, infelizmente .....

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um fato da vida, é que as pessoas são levadas por "exemplos", e os exemplos que vêm de cima e principalmente de DENTRO do próprio programa, nos leva a crer que estão todos satisfeitos com esse estado de coisas.

      A maioria dos que interagem aqui no blog sabem da situação de penúria na qual esse "governo" colocou vários setores da nação, como educação, saúde, forças armadas e também o programa espacial.

      No entanto, diferente de outros setores que se manifestam com vigor e atitude e até conseguem reverter situações que iriam piorar ainda mais a situação, vide caso recente das greves dos professores por todo o país, o setor do programa espacial, parece não estar nem aí. E olha que são os empregos deles mesmos que vão ser os primeiros afetados. Não é preciso muito. Basta alguém fazer algumas contas e apresentar um relatório bem fundamentado, o que nem é tão difícil, que acaba convencendo esses políticos a simplesmente acabar com o nosso programa espacial.

      Vamos torcer para que isso não aconteça, mas sinceramente, estou ficando cético.

      Excluir
    2. Olá André!

      Sim amigo, sua visão está correta. Qualquer Programa Espacial no mundo precisa do apoio de sua sociedade para que tenha sustentabilidade política. Mas enfim, tenho de lembrá-lo que grande parte da população brasileira ainda acredita que a Lua é a morada de São Jorge. Então, fica difícil assim. Caberia a intelectualidade do país brigar de foice com a classe política cobrando atitude e comprometimento, mas infelizmente essa intelectualidade não está disposta a fazer isso.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. A essa altura, devo dizer que o termo "entusiasta do PEB" já não se aplica mais a mim.

    Faço votos que a Opto e outras empresas que se envolveram no PEB, consigam sobreviver nesse estado de caos como bem disse o colega Carlos Cássio.

    No entanto, esses nossos satélites passaram tanto tempo na China aguardando inspeções, retrabalhos e testes que eles devem ter tido todas as chances de examinar, copiar e posteriormente, até aperfeiçoar a tecnologia.

    Eu discordo totalmente da frase título que diz que essa falha do foguete não tira o mérito do PEB. Não tiraria, se a primeira tentativa de lançamento fosse feita em 2010 como previsto. Não tiraria, se já naquela época, se tivesse ocorrido a mesma falha, tivéssemos condições de efetuar nova tentativa de forma segura poucos meses depois. Porque isso sim seria o que se pode chamar de PEB. Isso que estamos assistindo é um arremedo, uma imitação tosca de um programa espacial.

    Então um título mais correto para esse artigo, seria: "Falha em foguete chinês deixa claro que não existe um Programa Espacial Brasileiro".

    É lamentável, mas a nossa realidade é essa.

    ResponderExcluir
  4. A Opto Eletrônica já tem as câmeras prontas, isso que é empresa de verdade.
    ..
    Parabéns Opto, uma empresa realmente show de bola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário