Pesquisador do INPE é Eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (20/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisador do INPE é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Duda Falcão

Pesquisador do INPE é Eleito Membro
Titular da Academia Brasileira de Ciências

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013

Walter Demetrio Gonzalez Alarcon, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) durante assembleia geral ordinária da entidade realizada nesta quarta-feira (18/12). A posse dos novos acadêmicos, cuja relação completa está disponível aqui, será no dia 6 de maio de 2014, no Rio de Janeiro.

A ABC congrega os mais importantes nomes do país nas áreas de Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia e Ciências Sociais.

Bacharel em Física pela Universidade Nacional de Engenharia do Peru, Walter Gonzalez é mestre em Física Espacial pelo INPE e PhD em Física pela Universidade da Califórnia.

Desde 1969 na Divisão de Geofísica Espacial do INPE, ao longo dos anos também manteve destacada atuação como colaborador e professor visitante em diversas instituições de pesquisa e universidades renomadas, especialmente no exterior, como Jet Propulsion Laboratory, National Oceanic and Atmospheric Administration, Stanford University, University of Washington Seattle, University of California System (Estados Unidos), Solar Terrestrial Environmental Laboratory, Nagoya University (Japão), Università degli Studi Roma Tre, Universidade de L´Aquila (Itália), Max Planck Institute (Alemanha), Imperial College (Grã-Bretanha), Institute Of Kosmic Investigation (Rússia), entre outras.

Professor na Pós-graduação do INPE, Walter Gonzalez é responsável por centenas de artigos científicos e capítulos de livros, tendo editado duas obras pela American Geophysical Union, dos Estados Unidos.

Reconhecido por suas pesquisas na área de Clima Espacial, Walter Gonzalez é um dos pioneiros no estudo de fenômenos como tempestades geomagnéticas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos muito intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podendo causar danos no espaço e na superfície terrestre. Dependendo da intensidade, o fenômeno pode causar graves prejuízos nas telecomunicações e na estabilidade de grandes sistemas, como usinas nucleares.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Olá Duda tem uma reportagem sobre a Torre do VLS na revista da FAB Aerovisão , segue o link, e na pagina 58 e 59.

    http://issuu.com/portalfab/docs/aerovisao238_web/16

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André!

      Eu agradeço pela dica, mas eu já postei essa matéria há tempos, mas valeu assim mesmo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário