Astronomia Está Entre Disciplinas Que Formam Kit de Ciência

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (06/02) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Astronomia está entre disciplinas que formam Kit de Ciência.

Duda Falcão

Astronomia Está Entre Disciplinas
Que Formam Kit de Ciência

CCS com informações do Jornal da USP


Brasília, 06 de fevereiro de 2014 A Astronomia é uma das cinco disciplinas que integram um kit de ciências, que é elaborado por um grupo de professores das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ser distribuído em todas as escolas públicas do país.

O Ministério da Educação (MEC), que patrocina a iniciativa junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prevê a distribuição, ainda neste primeiro semestre, de 800 mil a um milhão de kits de cinco disciplinas: Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química.

Além de aprimorar a formação dos docentes, aumentar o tempo de permanência na escola, melhorar a infraestrutura e equipar os estabelecimentos de ensino, o grupo responsável pelo trabalho defende a necessidade da incorporação do ensino de ciências no currículo desde os primeiros anos do ensino fundamental.

A intenção, de acordo com Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e porta-voz da equipe junto ao MEC, é criar uma coleção que se transforme num laboratório itinerante dentro da escola. “Com esse kit queremos que as crianças pratiquem ciência como elemento educativo”, diz ele.

Posição – Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 mostram que na área de ciências o Brasil se posicionou em 59º lugar num ranking de 65 países. Só 55,3% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 1 de conhecimento, ou seja, são capazes de aplicar o que sabem apenas a poucas situações de seu cotidiano. Isso, segundo os professores, indica que há urgência em se melhorar a qualidade do ensino de ciências no país.

O kit de Astronomia “Explorando os céus”, criado pelos professores Beatriz Barbuy, do Instituto de Física da USP, e Moyses Nussenzveig, é composto de um telescópio simples, denominado Galileoscópio, com algumas lentes que possibilitam visualizar as fases de Vênus e as luas de Júpiter, além de observar as crateras da Lua, os anéis de Saturno, algumas constelações e estrelas duplas.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários