quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

INPE Recebe Secretários de São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/02) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o instituto recebe secretários de São José dos Campos.

Duda Falcão

INPE Recebe Secretários
de São José dos Campos

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014

Secretários municipais de São José dos Campos puderam conhecer melhor as atividades e produtos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A previsão do tempo, o monitoramento de queimadas e da qualidade do ar, bem como a formação de recursos humanos altamente qualificados, entre outros, foram temas das reuniões entre os representantes da administração municipal, dirigentes do instituto e pesquisadores.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, recebeu o secretário de Serviços Municipais, Antônio Carlos Wolff Nadolny, a secretária de Meio Ambiente, Andréa Francomano Bevilacqua, o secretário de Transportes, Wagner Ocimar Balieiro, os diretores da Secretaria de Obras, Mauro Manoel Pinto e Rodolpho de Souza Neto, a diretora do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, Lívia Tomas, e o agente da Defesa Civil Orlando Santos, da Secretaria de Defesa do Cidadão.

Pelo INPE, participaram Oswaldo Duarte Miranda, coordenador-geral de Ciências Espaciais Atmosféricas (CEA), José Antonio Aravéquia, coordenador interino do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Geilson Loureiro, chefe do Laboratório de Integração e Testes (LIT), Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC), Cristina Forti, pesquisadora do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST), Lúbia Vinhas e Laércio Massaru Namikawa, pesquisadores da Coordenação de Observação da Terra (OBT), Edson Del Bosco, pesquisador da Coordenação de Laboratórios Associados (CTE), e Fabiano Morelli, pesquisador do Grupo de Monitoramento de Queimadas.

Ações

Os pesquisadores mostraram como geotecnologias e dados espaciais podem ser usados na gestão municipal em diversas áreas, como meio ambiente, desenvolvimento urbano e monitoramento de desastres.

Foram detalhadas as atividades de monitoramento de tempo, clima e qualidade do ar, e apresentado produto para monitoramento de queimadas desenvolvido pelo INPE para a Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos em 2013.

A equipe do INPE apresentou ainda iniciativas como os minicursos para professores nas áreas de ciências espaciais e de clima espacial, as palestras de divulgação científica e as vistas ao Miniobservatório Astronômico que atendem especialmente estudantes de escolas públicas.

A formação de recursos humanos por meio dos programas de bolsas de pós-graduação, de capacitação e desenvolvimento tecnológico foi destacada, assim como a oportunidade de trabalho no instituto, que se traduz em empregos com alta qualificação para a cidade. Além disso, o INPE contrata junto à indústria, em muitos casos de empresas localizadas em São José dos Campos, produtos espaciais com alto valor agregado, colaborando para o crescimento e especialização deste setor.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário