Olimpíada de Astronomia e Astronáutica Tem Inscrição Até Março

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (18/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, informando que a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) tem inscrição até março.

Duda Falcão

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Tem Inscrição Até Março

Ascom da OBA


Brasília 18 de Fevereiro de 2014  Escolas que ainda não participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) têm até 16 de março para se inscrever na 17ª edição do certame. Os alunos mais bem classificados na disputa podem participar de eventos científicos como as olimpíadas internacional e latino-americana da área, além das jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.

Podem participar da OBA estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio de escolas públicas e particulares. As provas deste ano estão marcadas para 16 de maio e ocorre em fase única nas próprias escolas.

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental, e o quarto para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos alunos são contemplados.

O exame é constituído de dez perguntas – sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. De acordo com o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.

Estímulo – Canalle ressalta que a iniciativa não tem intenção de estabelecer um ambiente de rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados: “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Os estudantes com melhor classificação, neste ano, integrarão as equipes para representar o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes concorrem também a vagas nas jornadas espaciais e no Space Camp. Os alunos recebem, nesses encontros, material didático e assistem a palestras de especialistas.

Até hoje, a OBA teve quase seis milhões de participantes. Em 2013, a olimpíada distribuiu 34 mil medalhas e reuniu 775 mil alunos de quase nove mil escolas de todas as regiões, envolvendo quase 63 mil professores. “Nossa expectativa para este ano é ultrapassar a marca de um milhão de concorrentes”, ressalta Canalle.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários