Brasileiro que Ganhou Voo Espacial Quer Usar Google Glass na Viagem

Olá leitor!

Abaixo uma matéria postada dia (29/01) no site “G1” do globo.com, destacando que o jovem Pedro Nehme, estudante brasileiro da UnB que foi selecionado para viajar ao espaço, pretende usar o Google Glass durante a sua viagem.

Duda Falcão

TECNOLOGIA E GAMES

Brasileiro que Ganhou Voo Espacial
Quer Usar Google Glass na Viagem

Apesar da previsão para o fim de 2014, voo deve acontecer só em 2015.
Pedro Nehme, de 22 anos, participou da Campus Party Brasil, em SP.

Bruno Araujo
Do G1, em São Paulo
29/01/2014 16h39
Atualizado em 29/01/2014 16h39

(Foto: Bruno Araujo/G1)
Pedro Nehme, estudante brasileiro que irá ao
espaço, palestrou na Campus Party Brasil 2014.
Poucos no mundo podem dizer que tiveram o privilégio de ver a Terra do espaço. Mas essa situação está prestes a mudar para o estudante brasileiro Pedro Nehme, de 22 anos. Vencedor de um concurso que o premiou com um voo comercial para onde ninguém pode te ouvir gritar, ele pretende gravar com o Google Glass qual é a sensação de estar sentado dentro de um veículo espacial.

"Logo que saiu a promoção fiquei pensando em como seria legal ter um Google Glass. Não é como uma [câmera] GoPro, que você leva no peito. Você pode ter a mesma visão do astronauta", diz Nehme, em entrevista ao G1,durante a Campus Party Brasil 2014, onde palestrou sobre turismo espacial.

O voo do estudante de Engenharia Elétrica da UnB (Universidade de Brasilia), que já estagiou na NASA, nos EUA, e hoje trabalha para a Agência Espacial Brasileira, partiria inicialmente no começo deste ano, mas foi adiado para o fim de 2014. No entanto, Nehme acredita que provavelmente só irá conhecer o espaço em 2015 por motivos de segurança.

"Todos estão esperando que a Space Expedition [empresa que irá levar o brasileiro] e a Virgin Galactics façam testes dos veículos para saber até que ponto eles são confiáveis ou não", conta Nehme. "E como é um setor privado, uma crise mundial, por exemplo, pode fazer as coisas andarem mais devagar do que o esperado. 2014 é um ano bastante decisivo".

Mesmo assim, Nehme descarta qualquer pavor em conhecer o espaço. "A tecnologia já é dominada. Não é mais uma situação em que você está fazendo um ônibus espacial e não existiam precedentes", diz. "Muito se aprendeu com os erros passados, com as tragédias que aconteceram. Lógico que existem vários riscos envolvidos, mas tem uma frase que diz 'se quiser ver a Terra de cima algum dia, você vai ter que sentar em um foguete'".

O estudante conta que seus pais ficaram assustados com a ideia no início, mas que sua namorada achou fantástico. "Ela gostaria muito de ir numa viagem dessas. Por todas as maravilhas que os astronautas falam, de que você ganha uma sensação de cuidado com o próprio planeta e vê que existem coisas além daqui".

Apesar da promessa de ser uma experiência incrível, Nehme diz que seu principal objetivo com o voo é chamar a atenção das pessoas para os benefícios da exploração comercial do espaço. "É logico que é muito bom estar lá em cima, mas é uma coisa que dura 1 hora, com 5 ou 10 minutos vendo a terra de cima. Mas os ganhos para a sociedade, para o setor aeroespacial, eles duram pra sempre".


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Sabe leitor, sinceramente faço muita fé nesse garoto e em outros jovens que estão atuando na Agência Espacial Brasileira (AEB) como, por exemplo, o Eng. Pedro Luiz Kaled Da Cás, este envolvido no momento na AEB com o Programa SERPENS. Entretanto é preciso lembrar que o PEB é um programa governamental e assim sendo depende exclusivamente das atitudes políticas positivas ou negativas tomadas nos bastidores de nossa obscura capital federal. Assim sendo, a produtividade desses jovens estará diretamente ligada as atitudes e ações dos energúmenos que tem o poder de decisão no governo, pelo menos até que a confiança e a paciência deles esgotem.

Comentários