Diretor do INPE Abre Evento Internacional Sobre Água

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/03) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o diretor do instituto abriu Evento Internacional Sobre Água.

Duda Falcão

Diretor Abre Evento Internacional Sobre Água

Terça-feira, 11 de Março de 2014

O diretor Leonel Perondi abriu o “International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance”, realizado nesta terça-feira (11/3) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. O evento teve como objetivo aproximar o conhecimento da comunidade científica das necessidades dos gestores e tomadores de decisão para a definição de novas metas, linhas de pesquisa e fomento para a melhoria na governança dos recursos hídricos.

“As mudanças climáticas e o aumento da população representam grandes desafios para a gestão deste recurso vital. Este evento identifica os desafios da comunidade científica no sentido de auxiliar tomadores de decisão para uma melhor gestão da água”, disse o diretor Leonel Perondi.


Durante o evento, especialistas internacionais em diversas áreas apresentaram suas perspectivas sobre os principais desafios da governança da água no século 21. O painel foi coordenado por José Luiz Stech, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do INPE, e mediado por Douglas Gherardi, chefe da DSR, e teve entre os participantes Américo Sampaio, superintendente da Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP); Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI); Deepak R. Mishra, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Georgia (UGA); João Lorenzzetti, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE; Fernanda G. Sampaio, pesquisadora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Embrapa Meio Ambiente; José G. Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia.

Mais informações sobre o evento na página http://www.dsr.inpe.br/hidrosfera/waterpanel/


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários