Workshop no INPE Apresenta Avanços em Geofísica Espacial e Homenageia Um dos Principais Astrofísicos do Mundo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/03) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que workshop no instituto apresentará avanços em Geofísica Espacial e homenageará um dos principais astrofísicos do mundo.

Duda Falcão

Workshop Apresenta Avanços em
Geofísica Espacial e Homenageia Um
dos Principais Astrofísicos do Mundo

Sexta-feira, 14 de Março de 2014

Em preparação para a Magnetospheric Multiscale Mission (MMS), iniciativa da agência espacial americana (NASA) para estudar a magnetosfera da Terra, cientistas de vários países se reúnem de 18 a 21 de março no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para o “Parker Workshop on Magnetic Reconnection”.

O evento também é uma homenagem a um dos mais conceituados astrofísicos do mundo, Eugene Parker, da Universidade de Chicago, Estados Unidos. Responsável por estabelecer novas perspectivas no estudo do vento solar e outros fenômenos espaciais, Eugene Parker é pioneiro nos estudos da física solar, magnetosfera terrestre e da reconexão magnética, tema principal do workshop.

Composta por quatro satélites, a missão MMS inicia em outubro para buscar informações microfísicas da reconexão magnética, aceleração de partículas energéticas e turbulência, processos que ocorrem no plasma astrofísico.

“Teremos quarenta pesquisadores renomados do exterior, que estarão aqui para homenagear o professor Parker e apresentar estudos como um preparo ao lançamento da MMS. Esta é primeira vez que se discute esse assunto em grande escala na América do Sul”, informa Walter Gonzalez, pesquisador da Divisão de Geofísica Espacial do INPE que coordena o “Parker Workshop on Magnetic Reconnection”.

O evento receberá ainda 36 pesquisadores brasileiros, do INPE e outros institutos e universidades, além de aproximadamente 70 estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“O público alvo são os alunos de pós-graduação. O workshop terá palestras sobre assuntos de fronteira e muito importantes nas áreas de magnetosfera terrestre, física solar, processos do meio interplanetário, das magnetosferas planetárias e da fronteira da heliosfera, e ainda para várias situações de astrofísica envolvendo estrelas de nêutrons e buracos negros”, diz Gonzalez.

Eugene Parker proferirá a palestra de abertura do workshop, que inicia às 9 horas desta terça-feira (18) no auditório Fernando de Mendonça (LIT) do INPE.  A programação completa e mais informações sobre o evento estão no site http://www.dge.inpe.br/maghel/ParkerWorkshop/.

Magnetosfera

O INPE mantém a Linha de Pesquisa Magnetosfera e Heliosfera (MAGHEL), cujos cientistas atuam na Divisão de Geofísica Espacial (DGE) da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA).

São estudados os processos básicos da interação Sol-Terra através de observações e abordagem teórica e simulação computacional. A obtenção de dados envolve observatórios geomagnéticos e satélites, mediante colaborações com instituições do exterior, como o JPL de Pasadena, Califórnia, o Laboratório Goddard de Greenbelt, Maryland, o Centro Espacial Marshall de Huntsville, Alabama, SEL/NOAA de Boulder, Colorado, a Universidade da Califórnia e outras. Mais informações em http://www.dge.inpe.br/maghel.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários