Bolsistas Brasileiros do Program CsF no Canadá Questionam Chamado de Retorno do Governo

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria do dia (09/04) do "Jornal Folha de São Paulo" postada dia (10/04) no site do “Jornal da Ciência” do SBPC destacando que um grupo bolsistas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF) que se encontram no Canadá questionam chamado de retorno do Governo Brasileiro.

Duda Falcão

Artigo

Bolsistas Brasileiros no Canadá
Questionam Chamado de Retorno

Capes pede que estudantes voltem para o país sem fazer estágio

Rafael Garcia
Folha de S.Paulo
09/04/2014

Um grupo de bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras que recebeu notificação para retornar ao Brasil diz que o governo não cumpriu a promessa de encaminhá-los a um estágio após cursar seis meses de inglês no Canadá. O programa federal Ciência sem Fronteiras tem o objetivo de internacionalizar a pesquisa no Brasil. Além de enviar alunos a outros países, busca fomentar a vinda de pesquisadores estrangeiros.

Em uma carta aberta, o grupo de 80 alunos no Canadá diz que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) "quebrou contrato" ao cancelar estágios. Os universitários haviam chegado ao país em setembro, ainda sem preencher os requisitos de fluência em inglês para um semestre acadêmico numa universidade local. O grupo alega ter sido surpreendido em janeiro com a convocação para uma prova de proficiência na língua após três meses, quando o previsto pela Capes eram seis meses de curso.

Nos últimos dias, os alunos receberam o resultado do exame, a maioria com nota insuficiente, e um aviso para retornar ao Brasil. O grupo reivindica o direito de passar pelo teste de novo e a oportunidade de fazer estágio.

PORTUGAL

Os alunos nessa situação tinham originalmente buscado cursos em Portugal. O Ciência Sem Fronteiras, porém, após aceitar os estudantes, impôs um limite no número de bolsas em universidades portuguesas, pois a demanda pelo país lusófono estava alta demais. Aquela era a primeira opção de muitos alunos sem inglês fluente.

A solução foi enviar os bolsistas a outros países e dar tempo e suporte para um curso de língua. Após isso, mesmo que o aluno não passasse no exame de proficiência, poderia ser encaminhado ao estágio. O semestre acadêmico é que poderia ser cancelado, diz o grupo.

"Em nenhum momento o estágio foi condicionado a notas de proficiência em inglês", afirma Luana Monteiro, estudante de engenharia na Universidade de Toronto.

Após a prova em janeiro, eles continuaram a fazer o curso de inglês. Mas a universitária diz que mesmo os alunos com notas boas ao fim do curso foram prejudicados.

A Capes diz que, do total dos bolsistas redirecionados de Portugal, outros 3.445 não tiveram problemas. "Até o momento, 110 -80 do Canadá e 30 da Austrália- terão que retornar ao Brasil", diz a Capes, por não conseguirem obter os requisitos acadêmicos. "Os requisitos variam de acordo com a área do curso, o histórico escolar do aluno e a proficiência no idioma."

Alunos temem agora perder o semestre todo, pois o Brasil inicia o ano letivo em fevereiro, mas o Canadá encerra em abril.



Fonte: Jornal Folha de São Paulo via Site do Jornal da Ciência da SBPC - 10/04/2014

Comentário: Não foi por falta de aviso e os leitores que acompanham o Blog BRAZILIAN SPACE sabem disso. Quando do Programa CsF foi lançado por esse governo desastroso chegamos até parabenizar a iniciativa por ser a ideia muito boa e comprovadamente exitosa em 'países sérios', apesar de identificarmos seu caráter eleitoreiro e populista. Entretanto alertamos aos pais e alunos que optassem pelo programa que tivessem cuidado com o mesmo e que tivessem sempre um “Plano B”, já que o incompetente e inconsequente governo dessa energúmena presidentA petista não merecia a mínima confiança. E não deu outra, desde então as denúncias sobre o programa se acumulam vindo a público graças ao excelente trabalho realizado pelos jornalistas do jornal Folha de São Paulo. Minha vozinha em sua sabedoria interiorana  sempre dizia: “Santo de casa não faz millagre”, e completava dizendo: “dê tempo ao tempo, pois a verdade sempre aparece”. Se Deus é realmente brasileiro como dizem por ai (há controvérsias, rsrsrsrs) seus dias estão contados presidentA de m...

Comentários