Artigo do INPE Conquista 1° Lugar no Prêmio TOP Etanol

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que artigo do instituto conquistou o 1° lugar no Prêmio TOP Etanol.

Duda Falcão

Artigo do INPE Conquista 1° Lugar
no Prêmio TOP Etanol

Quinta-feira, 29 de Maio de 2014

Estudo realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) conquistou o primeiro lugar na categoria “Trabalhos Acadêmicos Publicados” da 5ª edição do Prêmio TOP Etanol.

STARS, A New Method for Multitemporal Remote Sensing, publicado no IEEE - Transactions on Geoscience and Remote Sensing, tem como autores Marcio Pupin Mello, Carlos Antonio Oliveira Vieira, Bernardo Friedrich Theodor Rudorff, Paul Aplin, Rafael Duarte Coelho dos Santos e Daniel Alves Aguiar.

O trabalho é parte da tese de doutorado de Marcio Pupin Mello, no Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto do INPE.

O artigo premiado apresenta o STARS, do inglês Spectral-Temporal Analysis by Response Surface, método inovador criado para agilizar o mapeamento por satélite de áreas agrícolas.

O STARS consegue descrever, de forma automática, o comportamento espectral dos diferentes alvos na superfície da Terra em várias faixas do espetro eletromagnético. Assim, permite integrar imagens de diferentes sensores em quaisquer intervalos de tempo e pode ser utilizado em diversas aplicações.

O método é capaz de detectar alterações no comportamento espectral em decorrência da intervenção humana, como a colheita da cana-de-açúcar ou até mesmo um desmatamento.

A metodologia foi desenvolvida para o Canasat, projeto criado no INPE para monitorar o plantio da cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil. Além da extensão da safra, nas imagens de satélites é possível identificar se houve ou não a queima da palha na pré-colheita, permitindo averiguar o cumprimento da legislação ambiental que visa coibir essa prática.

Os vencedores da 5ª Edição do Prêmio TOP Etanol receberão seus prêmios em cerimônia marcada para a noite de segunda-feira, 2 de junho, no Grand Hyatt Hotel em São Paulo. Confira aqui a relação completa dos vencedores.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários