CONASAT NEWS - Thirteenth Edition

Olá leitor!

Dando Sequência com as notícias relacionadas à série sobre o Projeto CONASAT (Constelação de Nano Satélites Ambientais), projeto esse que se encontra em desenvolvimento pelo Centro Regional do Nordeste (CRN) do INPE, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trago agora para você leitor a décima terceira edição do "CONASAT NEWS, esta relacionada com as atividades realizadas no período de Janeiro à Abril de 2014, segundo o que consta no “Diário de Bordo” do projeto.

Duda Falcão

Diário de Bordo: Janeiro-Abril de 2014

Atividades

A equipe CONASAT vem trabalhando para realização da Revisão PDR que acontecerá nos dias 26/05/14 e 27/05/14. Na ocasião também será realizada a revisão do Projeto do DCS-Transponder a ser embarcado na plataforma. Os trabalhos realizados estão direcionados para algumas necessidades específicas – revisão (existentes)/elaboração de documentos para apresentação PDR.

Reuniões Técnicas

As reuniões técnicas apontaram algumas ações necessárias devido às novas demandas.

Equipamentos adquiridos

Os módulos EGSE e MGSE adquiridos para plataforma de testes do primeiro satélite, bem como o computador de bordo (CubeComputer) para o subsistema de gestão de bordo foram entregues pelo fornecedor. A partir daí, os bolsistas puderam realizar alguns testes iniciais como: operação, consumo de energia, análise de comunicação, entre outros

Bolsistas/Estagiários

Após processo de seleção, dois novos bolsistas foram integrados à equipe, o aluno de engenharia mecânica Hugo Natal e o engenheiro eletricista Hélio Souza. 

Visitas

Recebemos a visita do Sr. Jean Batana (AEB) e do Dr. Jordi Puig-Suari, professor da Universidade Politécnica da Califórnia e desenvolvedor de tecnologia aeroespacial. Ele é o co-inventor do padrão CubeSat juntamente com Bob Twiggs da Universidade de Stanford, e  co-fundador da Tyvak Nano-Satellite Systems. O Dr. Jordi esteve no Brasil para auxiliar a AEB-Agência Espacial Brasileira, na avaliação crítica de alguns projetos apoiados pela AEB.

“A visita foi extremamente engrandecedora e agradecemos a AEB por nos proporcionar essa oportunidade.”



Fonte: Site do Centro Regional do Nordeste (CRN) do INPE

Comentários