Satélite CBERS-4 Completa Mais Uma Bateria de Testes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Satélite CBERS-4 completou mais uma bateria de testes na China.

Duda Falcão

Satélite CBERS-4 Completa Mais
Uma Bateria de Testes

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: CAST/Divulgação
O satélite CBERS-4 em etapa de testes na China.

Brasília, 24 de junho de 2014 – O modelo de voo do satélite CBERS-4 completou nesta segunda-feira (23), no Centro Espacial da Academia de Ciência e Tecnologia da China (CAST, na sigla em inglês), os testes de vibração nos seus três eixos. Os testes reproduzem as condições pelas quais o satélite passa durante o lançamento.

Quinto exemplar do programa de satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), o CBERS-4 prossegue até agosto próximo na fase denominada de testes ambientais térmicos realizados na câmara de termo-vácuo. A etapa final é o teste sistêmico de longa duração, com 100 horas contínuas de operação, com o satélite simulando sua operação em voo. Em seguida se realiza a Revisão Final de Projeto (FDR, na sigla em inglês), prevista para setembro.

O lançamento do CBERS-4 está programado para ocorrer na segunda semana de dezembro próximo no Centro de Lançamento de Taiyuan, na China. Desde o início da montagem do satélite, em janeiro último, todas as etapas têm a participação efetiva de técnicos e engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Brasil é responsável por 50% dos subsistemas do satélite. A indústria nacional desenvolveu a estrutura, o subsistema de energia, as câmaras MUX e WFI, o gravador de bordo, o transmissor de dados, de coletas de dados e equipamentos do subsistema do computador de bordo.

A chegada do satélite à base de lançamento de Taiyuan está prevista para a segunda semana de outubro. Lá será realizada a campanha de lançamento que inclui testes elétricos pós-transporte, montagem final dos painéis solares, enchimento dos tanques de combustíveis, montagem do satélite na coifa onde o satélite é instalado para ser levado ao espaço, instalação da coifa no topo do foguete lançador e testes com o satélite na torre de lançamento.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, tenho razões para acreditar que essa foto não seja do CBERS-4 e sim do CBERS-3, mas também não posso afirmar isso com certeza. Entretanto a nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) não merece a menor credibilidade e tem provado isso ao longo dos seus vinte anos de existência atingindo o auge de sua imagem negativa nesses últimos quatro anos desde que a ‘companheira’ assumiu o poder.

Comentários

  1. Bom dia Duda.

    De fato ambos os satélites são idênticos e é difícil dizer se a foto é do CBERS-3 ou 4. Entretanto, lhe afirmo com bastante convicção que esta foto pode SIM ser do CBERS-4. Conheço parte da equipe responsável pelos testes (do painel em particular) e afirmo que na terça ocorreu o ensaio de abertura do painel solar (com cargas pirotécnicas) que normalmente ocorre após o ensaio de vibração.

    A foto mostra o painel já aberto (o ensaio de vibração ocorre com ela fechada), o que pode indicar que ele é de antes ou depois do teste.

    A fabricação do CBERS-4 foi significativamente mais rápida do que a do 3 pelo fato de que os contratos com as empresas foram para os dois satélites, que são iguais. Assim, o tempo maior gasto com desenvolvimento é feito na parte inicial. Depois de o desenvolvimento pronto, a fabricação do modelo de voo de cada equipamento é praticamente simultânea. Quando o CBERS-3 foi lançado ano passado, praticamente todos os equipamentos para o 4 já estavam prontos.

    Varias empresas de SJC enviaram funcionários para a China para participar, e acelerar, esse processo de integração final e testes.

    Posso afirmar, com bastante segurança, que, a menos de algum problema com os testes, o satélite possui uma chance muito significativa de ser lançado ainda esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro!

      Espero e torço para que você amigo esteja certo. Isto é, desde que toda essa iniciativa esteja sendo realizada sem pressa excessiva pelos prováveis erros que poderão ocorrer se as coisas não estiverem sendo feitas dentro do processo normal de integração de um satélite. Entretanto continuo acreditando que esse satélite não será lançado em 2014 e lhe digo mais, o Sr. José Raimundo sabe disso.

      Entretanto, como lhe disse, estou torcendo para está errado, já que precisamos apresentar para Sociedade Brasileira novas realizações do PEB em 2014, além do já bem sucedido lançamento do NanosatC-Br1, e dos supostos lançamentos de mais três nanossatélites divulgados pela AEB e evidentemente do vôo da "Operação Raposa" do IAE. É ainda muito pouco para um programa espacial de 53 anos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário