Brasil e China Firmam Acordo de Cooperação em Sensoriamento Remoto

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Brasil e a China firmaram acordo de cooperação na Área de Sensoriamento Remoto.

Duda Falcão

Brasil e China Firmam Acordo de
Cooperação em Sensoriamento Remoto

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 17 de julho de 2014 – O presidente da China, Xi Jinping, e a presidente Dilma Rousseff, assinaram hoje (17) 32 atos de cooperação em várias áreas. Entre eles, o de compartilhamento de dados de satélites de sensoriamento remoto, acordado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional Espacial da China (CNSA).

Em cerimônia no Palácio do Planalto o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, assinou o Memorando de Entendimento sobre a Cooperação em Dados e Aplicações de Sensoriamento Remoto por Satélite entre os dois países.

Entre as formas de cooperação está o sensoriamento remoto gratuito em tempo hábil em caso de desastre natural. As seguintes áreas foram acordadas:

* Observação da Terra e intercâmbio de dados;

* Capacitação de especialistas em atividades de sensoriamento remoto;

* Aplicação de dados de satélite, pesquisas e desenvolvimento de produtos e avaliação de dados; recepção, tratamento e distribuição de dados de satélite;

* Serviços comerciais internacionais de dados de satélites específicos;

* Cooperação internacional com terceiros em atividades de sensoriamento remoto e instrumentos.

O acordo tem vigência de três anos se será executado pelo Centro de Recursos de Dados e Aplicação de Satélite da China (CRESDA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários