Brasil e Rússia Assinam MOU na Área Espacial

Olá leitor!

No dia de ontem (14/07), durante a visita ao Brasil do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, diversos atos de cooperação foram assinados entre os dois países. Um dos acordos firmados foi o de cooperação no âmbito espacial relativo à instalação no território brasileiro de estações de calibração do sistema de posicionamento por Satélite GLONASS. Segue abaixo a reprodução do trecho do documento que descreve os termos desse ato, divulgado que foi pelo Ministério das Relações Exteriores:

"a) MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTAÇÃO DO SISTEMA GLONASS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTAÇÃO DO SISTEMA GLONASS NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE PERNAMBUCO

Esses acordos estipulam a instalação, nas áreas da Universidade de Santa Maria e do Instituto Tecnológico de Pernambuco, de estações de calibração do sistema de navegação por satélite de tecnologia russa GLONASS, que permitirá melhor definição de imagem do sistema russo no hemisfério ocidental. Os acordos preveem troca de informações técnicas e científicas obtidas durante o uso das estações. A primeira estação de calibragem do sistema GLONASS (equivalente ao sistema GPS) em território sul-americano foi instalado em 2013, na Universidade de Brasília."

Já o "Plano de Ação para a Cooperação Econômica e Comercial Brasil - Rússia (2014-2015)", assinado também durante esta visita, faz referência de oportunidade do uso e desenvolvimento no Brasil de serviços e tecnologias relacionadas com a Rede GLONASS. Veja abaixo o trecho deste documento:

"7. As Partes identificaram as seguintes oportunidades de projetos conjuntos no setor de inovação e de alta tecnologia:

7.1 Desenvolvimento e uso no Brasil do complexo de serviços e tecnologias do sistema de navegação por satélite GLONASS;"

Duda Falcão


Fonte: Site do Ministério da Relações Exteriores (MRE)

Comentários