Pesquisador do LAC Lança Livro Sobre Componentes de Software Reutilizáveis

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (21/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisador do "Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC)" do instituto lançou livro sobre Componentes de Software Reutilizáveis.

Duda Falcão

Pesquisador do LAC Lança Livro Sobre
Componentes de Software Reutilizáveis

Segunda-feira, 21 de Julho de 2014

Eduardo Guerra, do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de lançar um livro sobre técnicas para a construção de componentes reutilizáveis na linguagem Java. Intitulado ''Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações”, o livro apresenta técnicas avançadas de desenvolvimento de software que são utilizadas para criação de frameworks e componentes.

A reflexão é uma técnica que permite ao software conhecer e modificar sua própria estrutura. Isso faz com que o software criado seja mais flexível e possa ser reutilizado em diversas aplicações. “Apesar dessas técnicas serem adotadas em diversos frameworks open-source largamente utilizados pela indústria, o conhecimento dessas técnicas ainda é pouco documentado por livros e muitas vezes acaba sendo adquirido de forma árdua através da experiência. Mesmo no mercado internacional, não existem livros completos sobre esse tema, e essa foi uma grande motivação para escrever essa obra", afirma Eduardo Guerra.

Pesquisador do LAC/INPE na área de engenharia de software, principalmente em técnicas de design de software, Eduardo Guerra incluiu alguns resultados de seus últimos estudos.  "Esse livro ensina através de exemplos os conceitos básicos, porém também ensina boas práticas que devem ser observadas na sua utilização", afirma o autor. “Procurei cobrir o tema de forma bem completa e atualizada, incluindo tópicos relativos à versão 8 da linguagem Java, lançada em março desse ano”.

O livro é o segundo do pesquisador, que há um ano lançou "Design Patterns com Java: Projeto orientado a objetos guiado por padrões", e segue a linha do primeiro na área de projeto de software, porém abordando um tema mais avançado. Ambos foram editados pela Casa do Código. “Quem aprendeu as técnicas de orientação a objetos descritas no primeiro livro, está pronto para dar um passo adiante na utilização das técnicas mais avançadas do segundo”. A obra está disponível em formato impresso e digital.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários