AEB Negocia Contrato Para Lançar o ITASAT-1 Com a SpaceX

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a AEB negociou com a SpaceX o lançamento do nanosatélite ITASAT-1.

Duda Falcão

AEB Negocia Contrato Para Lançar o ITASAT-1

Coordenação de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/AEB
Satélite ITASAT-1 aberto acima e fechado abaixo.

Brasília, 24 de setembro  Agência Espacial Brasileira (AEB) concluiu essa semana mais um passo no projeto ITASAT-1 com a negociação da contratação do serviço de lançamento do satélite universitário num veículo FALCON-9 da empresa SpaceX para o segundo semestre de 2015.

Após ser readequado sob coordenação da AEB, o ITASAT-1 teve agregado outros experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (UNISINOS), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Entre os novos experimentos estão o GPS Orion e uma placa microcontrolada com sensores de radiação ionizante, que terá seus dados processados em conjunto com o laboratório de estudos do clima espacial (EMBRACE) no INPE.

A conclusão da integração do modelo de engenharia e realização de testes funcionais está prevista para até o fim de dezembro próximo. A integração do modelo de voo, com testes de aceitação funcionais e de requisitos de lançamento a cargo do Laboratório de Integração e Testes (LIT), no INPE, serão realizados entre janeiro e abril de 2015.

Mais informações no link.



Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Não resta dúvida que é uma boa notícia para o grupo do Major Eloi Fonseca, bem como para o Brasil. Entretanto fica aquele gosto de fracasso, pois se esse desgoverno de energúmenos tivesse realmente compromisso com o PEB desde que assumiram em janeiro de 2011, este satélite estaria programado como carga útil do voo de qualificação do VLM-1. Uma pena mesmo, mas enfim... Aproveitamos para agradecer ao Major Eloi Fonseca que foi mais rápido nos enviado esta notícia.

Comentários

  1. Menos mal que se abre uma nova linha de fornecedores de lançamentos, no caso específico, a SpaceX é um case de sucesso com o qual o país teria muito mais a aprender do que com a Ucrânia.

    Mas com um "governo" desses que usa o palanque nas Nações Unidas para se auto elogiar e tentar proteger os terroristas, acho MUITO difícil que os Estados Unidos venha a facilitar o que quer que seja para nós.

    Até nisso, os argentinos estão dando de 10 (pior que os 7 a 1 da Alemanha).

    Mas cada povo acaba tendo o que merece devido as decisões que toma...

    ResponderExcluir

Postar um comentário