FAB Participa de Intercâmbio Sobre Operações Espaciais nos Estados Unidos e Canadá

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (10/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que a FAB participou de intercâmbio sobre operações espaciais nos Estados Unidos e Canadá.

Duda Falcão

ESPAÇO

FAB Participa de Intercâmbio Sobre Operações
Espaciais nos Estados Unidos e Canadá

O objetivo é promover o desenvolvimento e a autonomia
nacionais por meio de tecnologias espaciais

Publicado: 10/09/2014 11:20h


Representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) participam entre os dias 10 e 20 de setembro de um intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá sobre operações espaciais. A atividade faz parte das ações do Núcleo do Centro de Operações Espaciais Principal (NuCOPE-P) e discutirá um acordo de compartilhamento de consciência situacional espacial, além de permitir o conhecimento da estrutura dos centros de operações espaciais. O objetivo é promover o desenvolvimento e a autonomia nacionais por meio do domínio de tecnologias sensíveis, com foco no setor espacial.

“A vastidão da área marítima e das nossas fronteiras faz com que os sistemas espaciais sejam a única solução tecnológica para comunicações e sensoriamento em grande parte do nosso território”, afirma o Comandante do NuCOPE-P, Coronel Hélcio Vieira Junior. O militar explica ainda que o acordo de compartilhamento possibilitará que a FAB possa desviar seus satélites de potenciais colisões com o chamado “lixo espacial” e otimizará os recursos humanos e financeiros ao utilizar soluções já testadas por outros países.

O intercâmbio compõe as atividades necessárias à criação e ativação do Centro de Operações Espaciais e do Centro de Operações Espaciais Secundário. Os Centros terão como missão controlar e empregar Sistemas Espaciais de interesse do Ministério da Defesa (MD) para aumentar a efetividade e a eficácia das Forças Armadas. Representantes da Marinha e do Exército também participam do evento.

Desde outubro de 2013, o NuCOPE-P desenvolve atividades para a implantação dos Centros de Operações Espaciais e capacitação profissional. Dois militares do Núcleo participam do programa de transferência e absorção de tecnologia do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, trabalhando na construção do equipamento que será lançado em 2016. “Isto permitirá que o NuCOPE-P possa operar o satélite com mais segurança, pois saberá detalhes sobre o seu funcionamento, além de capacitar o Brasil e ajudar a posicioná-lo em um seleto grupo de países que dominam o ciclo espacial”, explica o Comandante.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Olha ai leitor, da mesma forma que não tenho a menor dúvida de que as nossas Forças Armadas sabem o que querem, também não tenho a menor dúvida quanto governos subsequentes no Brasil tem sido um grande empecilho (na maioria das vezes intransponível) para o cumprimento do planejamento estratégico estabelecido pelas nossas Forças Armadas. Diante disto, é difícil de acreditar que essa iniciativa (ação que se espera de uma nação soberana que tem visão e responsabilidade para com o seu território e com a segurança de seu povo) venha realmente ser implantada dentro do cronograma inicialmente estabelecido, ou mesmo se será implantada algum dia. Não é por acaso leitor que a Escola Superior de Guerra do Brasil tem um grande prestígio internacional, sendo procurado por militares e estrategistas de todo o mundo. Essa gente sabe o que quer, como também o governo. O problema aqui é que enquanto para os militares os interesses do Brasil sempre serão prioritários, para a classe política estes mesmos interesses são ‘meros detalhes’.

Comentários