Ministro Campolina Abre Oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Ministro Campolina abriu oficialmente a “12ª Semana Nacional de ciência e Tecnologia”.

Duda Falcão

Ministro Campolina Abre Oficialmente a
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social

Fotos: Valdivino Jr/AEB 
Secretário de inclusão do MCTI, Oswaldo Duarte,
da boas vindas ao participantes da SNCT.

Brasília, 14 de outubro de 2014 – Luz, Ciência e Vida é o tema central da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em 2015. O anuncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, na abertura da edição deste ano da SNCT. A mostra científica, instalada no Parque Nacional de Brasília (DF), vai até domingo (19).

Na cerimônia de abertura também foram lançados dois editais voltados ao incremento da divulgação e popularização da ciência. Um, apoia a realização de feiras e exposições científicas em âmbito municipal e estadual e outro para dar suporte a implementação da Olimpíada do Conhecimento.

Nesta 11ª edição da SNCT, que tem como tema central Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, estão inscritos mais de 1800 municípios com a realização de mais de 35 mil atividades em todas as regiões do país. Em Brasília, a mostra reúne mais de 100 expositores, tem a participação de uma centena de escolas públicas e a organização do evento, a cargo do MCTI, espera a visita de mais de 100 mil pessoas.

Em sua fala, o ministro Campolina destacou que é “muito gratificante ver a presença entusiástica dos estudantes e o interesse deles em conhecer detalhe das peças e instrumentação científica exposta ao público”. Para o ministro, em ocasiões como a SNCT é que a população tem a oportunidade de conhecer uma parte do esforço nacional para superar a situação de dificuldade científica, que é histórica no país.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que representou a comunidade científica na solenidade, destacou que eventos científicos como a Semana são de extrema importância para que as pessoas compreendam que o “desenvolvimento de todas as fases da sociedade perpassa pelo progresso científico”.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, também participou da solenidade e visitou o estante da Agência que, entre as novidades deste ano, apresenta a maquete do primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para atividades espaciais, o CVT- Espacial, a ser instalado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), no início de 2015.

Autoridades na solenidade de abertura
da SNCT, em Brasília (DF).
Presidente da AEB em visita ao estande da
instituição junto a maquete do CVT Espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor, pela primeira vez temos uma visão de como será a infraestrutura do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Isto é, se realmente deixar de ser uma maquete. Aparentemente parece ser uma boa estrutura para o objetivo desejado, mas é ainda apenas uma promessa como tantas que já foram feitas no âmbito do PEB e não cumpridas.

Comentários