Estudantes de Pernambuco e do RS Vencem Concurso de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que dois estudantes de Pernambuco e dois do Rio Grande do Sul venceram Concurso de Astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Duda Falcão

Estudantes de Pernambuco e do RS
Vencem Concurso de Astronomia

LNA

Foto: Divulgação/LNA
Foto da Galáxia M83 obtida pelo telescópio Soar.

Brasília, 26 de novembro de 2014 – Dois estudantes de Pernambuco e dois do Rio Grande do Sul venceram o Concurso de Astronomia para Estudantes 2014. O resultado foi anunciado hoje (26) pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), de Itajubá (MG).

Os 391 alunos inscritos indicaram um objeto astronômico interessante para ser observado com o telescópio Soar, localizado na cidade mineira. A escolha das melhores propostas foi feita com base no interesse científico, na justificativa apresentada e no apelo visual do objeto.

Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto, ambas com 13 anos, alunas da Sociedade Educacional Três de Maio, de Três de Maio (RS), venceram na categoria Ensino Fundamental 2. Com orientação da professora de Astronomia Lilian Maria Stoll, as estudantes escolheram a Galáxia NGC 2207 para observação.

Já a Galáxia NGC 1300 foi a escolha da dupla Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia, ambos de 18 anos, para ser observado pelo Telescópio Soar. Eles venceram na categoria Ensino Médio. Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foram apoiados pelo professor de Física Guilherme Pereira da Silva.

Requisitos – De acordo com o LNA, os projetos apresentaram objetos interessantes e justificativas que deixaram evidentes o empenho e o comprometimento com a pesquisa científica.

O Concurso de Astronomia para Estudantes é aberto a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os vencedores de cada categoria receberão fotografias captadas pelo telescópio Soar com o espectrógrafo e imageador no óptico Goodman.

Já as escolas vencedoras receberão a visita de um astrônomo do LNA para proferir uma palestra sobre a unidade de pesquisa e o telescópio Soar e sobre o objeto astronômico escolhido pelos estudantes.

O resultado do concurso pode ser conferido na página do LNA: www.lna.gov.br


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários