INPE Lança Novo Portal do Clima Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (25/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto lançou novo Portal do Clima Espacial.

Duda Falcão

Lançado Novo Portal do Clima Espacial

Terça-feira, 25 de Novembro de 2014

O Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresenta a nova versão de seu portal de informações, com mais funcionalidades para facilitar a obtenção de dados sobre o estado atual do clima no espaço.

Formatado para atender às principais necessidades dos usuários, o novo portal é baseado no software livre para edição 'Word Press (TM)', ferramenta que permite aos previsores do EMBRACE/INPE disponibilizar as informações com ilustrações de alta resolução e maior riqueza de detalhes. A partir de agora também é possível classificar as informações de acordo com o público: cientistas, educadores e mídia.

“Os usuários podem acessar o portal em seus tablets, celulares ou quaisquer dispositivos móveis sem perder informação. Os menus, imagens e tudo mais são automaticamente redimensionados para se adaptarem ao dispositivo que está acessando o portal”, comenta Joaquim Eduardo Rezende Costa, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do EMBRACE/INPE.

Outra novidade é que agora as informações sobre escalas de perturbação por Radiação Solar (Fluxo de Raios-X ou Escala R) e de Tempestade Geomagnética (Índice Ksa ou Escala G) aparecem logo na página de entrada do portal. Isso atende a uma demanda da comunidade de usuários de clima espacial que trabalha com controle de órbitas de satélites, comunicação na faixa de frequência em HF, operadores de sistemas de energia elétrica etc., que podem ter uma ideia imediata de como está o sistema espacial capaz de influenciar suas atividades.

Um sumário das escalas foi colocado em forma de ícones no topo da página, logo abaixo do menu principal. Ali é possível verificar o último, o máximo e o atual índice de cada escala ao longo do dia. Saiba mais aqui sobre as novas funcionalidades.

“São feitos investimentos constantes em atualizações e expansões dos sistemas de informações (bancos de dados, servidores, memórias físicas e virtuais e softwares) do programa EMBRACE/INPE para assegurar que o crescimento de demanda seja atendido com segurança e qualidade”, informa Marcelo Banik de Pádua, gerente de Operações do EMBRACE/INPE.

“Este novo portal e este novo sistema de informações são o reflexo de anos de trabalho de toda a equipe para fazer as pesquisas espaciais, desenvolver os produtos, processar e discutir as informações e colocar tudo isso a serviço da sociedade brasileira, sempre levando em consideração e atendendo aos pedidos dos usuários de Clima Espacial brasileiros feitos nos workshops bianuais", completa Clezio Marcos De Nardin, gerente geral do Programa EMBRACE/INPE.

Acesse e confira: www.inpe.br/climaespacial


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários