MCTI e Empresas Americanas Discutem Ampliar Cooperação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o presidente da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) participou dia 12/11 na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de reunião com o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU).

Duda Falcão

MCTI e Empresas Americanas
Discutem Ampliar Cooperação

Fotos: Divulgação/MCTI
Inovação foi um dos temas em debate na reunião.

Brasília, 13 de novembro de 2014 – O programa Ciência sem Fronteiras (CsF), propriedade intelectual e inovação foram os dois principais temas em discussão na reunião entre representantes do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizada ontem (12).

O encontro, conduzida pelo secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata, debateu ainda a possibilidades de se aprofundar a cooperação entre os dois países por meio de projetos que envolvem a iniciativa privada. Prata ressaltou a importância dada pelo ministério à cooperação com outros países e à interação com as empresas.

“Queremos expandir e fortalecer mais e mais nossas parcerias internacionais e o Brasil tem feito um esforço muito grande para que nesta agenda de educação, ciência, tecnologia e inovação o setor industrial esteja presente”, disse Prata.

Além do diretor executivo da Seção Americana do CEBEU, Steven Bipes, participaram da reunião Giuseppe Marrara, da Cisco; John Lopes, da Lockheed Martin; Lilian Orofino, da Boston Scientific do Brasil; e Newton Galvão, da Eli Lilly Brasil.

Da parte do governo brasileiro, estiveram presentes o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho; o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Sérgio Beirão; o diretores do Ministério de Relações Exteriores (MRE) Paulino Franco de Carvalho Neto e João Marcelo Galvão de Queiroz, e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, Marcos Formiga.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Sei, e o que ele estava fazendo lá? Tirando foto para mídia? Existe alguma proposta concreta do CEBEU que venha beneficiar o PEB? Seria alguma iniciativa ligada ao programa CsF Espacial, como por exemplo, estágios em empresas americanas? Enfim... essas notícias não esclarecem nada, além de gerar expectativas e suposições como as colocadas por mim acima, e que normalmente acabam não dando em nada, mas que por tabela deixa a impressão na sociedade (normalmente fantasiosa) de que não só se toma cafezinho na sede da AEB.  

Comentários

  1. Chanceler da Ucrânia espera mais apoio político do Brasil
    ...

    A Ucrânia está cooperando com o Brasil em campos estratégicos, como o projeto do foguete de Alcântara, no qual nós não só vendemos nossa tecnologia mas também dividimos conhecimento com especialistas brasileiros. Dez deles receberam aprendizado na Ucrânia.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/11/1547983-chanceler-da-ucrania-espera-mais-apoio-politico-do-brasil.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ubiratan!

      Na realidade as coisas não são bem assim como disse o Chanceler Ucraniano. É certo o que ele disse que venderam a tecnologia deles ao Brasil, mas além dela ser ultrapassada e tóxica o que precisamos mesmo é transferência de tecnologia ou desenvolvimento conjunto, coisa que o acordo não prevê e consequentemente não está acontecendo. Agora quanto a dividir conhecimento, isto também não é verdade, na realidade o que houve foi a criação de um curso de mestrado em Ciência e Tecnologia Aeroespacial entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Nacional Dnieptopetrovsk com a participação dos 10 especialistas citados por ele (na realidade alunos da UnB). Vale dizer que ações com essa são comuns e ocorreriam de qualquer forma mesmo que fosse realizado um acordo benéfico para o Brasil, ou como já está ocorrendo através do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF) em diversas partes do mundo. O chanceler Ucraniano só está vendendo o peixe dele.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. como piada, até que foi boa
      kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Sobre o CsF espacial, alguém sabe de alguém que conseguiu uma bolsa de estudos? Conheço alunos de graduação da minha turma que correram atrás e a resposta foi que na verdade não tinha nenhuma bolsa pra graduação, nenhum caminho específico para engenharia aeroespacial, e que tinha sido um engano. Eles acabaram indo pelo CsF normal.

    Abs

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      Quanto a mim eu pensei que "CsF Espacial" fosse para isso e inclusive já estivesse ativo. Você tem certeza disso? Busque informações na AEB ou com o MCTI para ver o que está acontecendo, tá ok? Boa sorte.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Pois é, eu achava isso também. A informação que tenho é de dois conhecidos meus que cursam engenharia aeroespacial. Eles ligaram para se informar sobre o CsF espacial, e a resposta foi que não tinha bolsa.
      Não sei se as bolsas se esgotaram, ou se houve algum engano. Acho difícil que as bolsas tenham acabado, já que existem muito poucos alunos de graduação de aeroespacial.
      Fiz essa pergunta por aqui no blog na esperança de que algum aluno de outras faculdades leia e responda se por um acaso conhece alguem que já conseguiu alguma bolsa :)

      Abs

      Eduardo

      Excluir

Postar um comentário