Grupo Divulga Previsão Climática Para o Próximo Trimestre

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) divulgou Previsão Climática para o próximo trimestre.

Duda Falcão

Grupo Divulga Previsão Climática
Para o Próximo Trimestre

MCTI


Brasília, 27 de fevereiro de 2015 – A previsão do clima para os próximos meses de março, abril e maio é de chuva abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, havendo maior probabilidade de chuva acima da média para a parte norte do Nordeste e precipitação dentro da média na Região Sul.

Os dados são do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Colaboraram no levantamento, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de centros estaduais de meteorologia e outros órgãos ligados à área.

Para a Região Sudeste, a tendência é de diminuição de chuva nos próximos meses. Com relação à temperatura, o documento aponta que deve variar entre normal e acima da média no centro-sul e no norte das regiões Norte e Nordeste.

Participam do grupo de trabalho, instituído pelo MCTI em novembro de 2013, as principais lideranças na área de previsão climática no país. Entre elas, estão pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

A cada mês os especialistas se reúnem para traçar prognósticos para o trimestre seguinte. O objetivo é dar subsídios aos tomadores de decisões sobre o cenário climático que se aproxima.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários