Brasil Precisa Modificar Legislação Para Fomentar Ciência, Opina Astronauta

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena notícia postada ontem (28/03) no site “Sputniknews” destacando que segundo o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o Brasil precisa modificar legislação para Fomentar Ciência.

Duda Falcão

OPINIÃO

Brasil Precisa Modificar Legislação Para
Fomentar Ciência, Opina Astronauta

A legislação brasileira dificulta o progresso científico, segundo
acredita o primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes

28/03/2015 - 15:29
Atualizado 28/03/2015 - 15:45

Em entrevista exclusiva à Sputnik, concedida na véspera do 9º aniversário da Missão Centenário, o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, diz que o Brasil deve prestar mais atenção ao desenvolvimento científico.

“O Brasil, do meu ponto de vista, passa por um momento sombrio, muito contraditório”, diz o astronauta, que também é professor de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o professor Pontes, há “um tipo de encolhimento” observado “tanto nas pesquisas aplicadas, quanto na coragem de investimento para o desenvolvimento destes setores [da Educação, Ciência e Tecnologia]”.

Segundo Pontes, é preciso que o setor privado participe da atividade de pesquisa, facilitando desta maneira o fomento e a popularização da ciência:

“A nossa legislação dificulta muito a participação do setor privado dentro das universidades públicas para o desenvolvimento de sistemas, de soluções aplicáveis diretamente à indústria”.

Há 9 anos, em 29 de março de 2006, Pontes embarcou na espaçonave Soyuz TMA-8 para chegar à Estação Espacial Internacional (EEI), no quadro do projeto conjunto russo-brasileiro Missão Centenário. Foi a única estadia brasileira na EEI.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentários

  1. Para aprovar alguma coisa na câmara ou no senado, só enchendo os bolsos dos parlamentares, nossa política esta podre.

    ResponderExcluir
  2. Essa assunto já é do conhecimento do governo faz muito tempo. A própria SBPC já andou falando sobre isso. O problema dos nossos administradores (não apenas os políticos) é que não enfrentam o problema de frente, estão sempre em busca de rotas alternativas. Se uma lei está com problemas, em fez de corrigí-la criam outra como excessão à regra. Daí uma confusão de leis que se contradizem e os administradores passam a tomar decisões pessoais à respeito. O caos político levou ao caos administrativo. Precisamos de administradores competentes e não "cumpanheiros". Chega de incompetência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário