Embaixador da Índia Conhece o Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/03) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o CLA recebeu nesta terça-feira a visita do Embaixador da Índia.

Duda Falcão

Embaixador da Índia Conhece o Centro
de Lançamento de Alcântara

Publicado: Terça, 24 de Março de 2015, 13h58
Última atualização em Terça, 24 de Março de 2015, 15h00


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta terça-feira (24/3) a visita do Embaixador da Índia no Brasil, Sanil Kumar Lal. O diplomata esteve acompanhado do Secretário Adjunto de Comércio e Serviço, Pierre Batista Moraes Januário. Durante a visita, a comitiva conheceu as instalações da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.

Na visita ao CLA, o embaixador indiano foi recepcionado pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do Centro, que proferiu uma apresentação institucional elencando o contexto e panorama da atividade espacial no mundo, o histórico da atividade no Brasil, organização sistêmica das instituições ligadas ao setor, os meios operacionais atualmente disponíveis em Alcântara, os avanços implementados desde 2011 e as principais operações de lançamentos realizadas pelo Centro. Na sequência, a comitiva estrangeira conheceu o Centro de Controle, onde todas as operações são coordenadas. Em seguida, os visitantes foram até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL). No local, visitaram instalações operacionais a exemplo do Prédio de Preparação de Propulsores, local onde estavam em exibição mock-ups em tamanho real do foguete suborbital VSB-30 e dos foguetes de treinamento FTB e FTI. Ainda no SPL, a comitiva conheceu o Centro de Controle Avançado, conhecido como Casamata. A instalação é uma espécie de bunker que abriga o pessoal que trabalha diretamente com o transporte, a integração dos veículos junto às plataformas de lançamentos e também que atuam na segurança de superfície. Na plataforma de lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS), denominada Torre Móvel de Integração (TMI), foi encerrada a visita do embaixador indiano ao CLA.


A visita ao CLA encerra a agenda de atividades do embaixador indiano no Maranhão visando estreitar os laços econômicos e comerciais do estado com o país asiático. Em visita desde o último dia 22, o diplomata esteve no município de Imperatriz reunido com lideranças políticas e empresariais da região e em São Luís no Seminário Índia-Brasil, realizado na segunda-feira (23/3) na sede da Associação Comercial do Maranhão.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários