Projeto do INPE Está Entre os Finalistas de Premiação do Setor Geoespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (30/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que projeto o instituto está entre os finalistas de premiação do Setor Geoespacial.

Duda Falcão

Projeto do INPE Está Entre os Finalistas
de Premiação do Setor Geoespacial

Segunda-feira, 30 de Março de 2015

O projeto "Plataforma de Monitoramento Ambiental – TerraMA2", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está entre os três melhores da categoria “Meio Ambiente” do Prêmio MundoGEO#Connect 2015.

O vencedor em cada categoria será revelado durante evento no dia 6 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Saiba mais sobre a premiação e os finalistas na página: http://mundogeoconnect.com/2015/premio-mundogeoconnect/premiacao-de-projetos/

Projeto coordenado pelo pesquisador Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE, o TerraMA² é um software livre destinado a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais.

Tendo como base o TerraMA², é possível realizarações de monitoramento, análise e alerta de riscosa partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas. Também servem dados de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, boias, estações e instrumentos geotécnicos.

A possibilidade de reunir diferentes bases de informações permite que o TerraMA² seja usado como plataforma para o monitoramento de ocorrências de vários tipos. O usuário pode acompanhar desde incêndios florestais, deslizamentos, enchentes e estiagens, até interrupções na rede de energia por raios e movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco.

Para isso, o TerraMA² integra serviços geográficos e modelagem, através do acesso em tempo real a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográficos, etc.

Mais informações: www.dpi.inpe.br/terrama2


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários