Nota de Falecimento

Olá leitor!

Segue abaixo a nota de falecimento do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr. Aldo Weber Vieira da Rosa, postada hoje (10/06) no site do instituto.

Duda Falcão

Nota de Falecimento

Quarta-feira, 10 de Junho de 2015

Dr. Aldo da Rosa
Primeiro Diretor do INPE
Informamos, com pesar, o falecimento do Prof. Dr. Aldo Weber Vieira da Rosa, primeiro diretor do INPE, ocorrido no dia 8 de junho em Palo Alto, Califórnia (EUA).

Nascido em 15 de novembro de 1917 em Florianópolis (SC), Aldo Vieira da Rosa graduou-se na Escola Militar do Realengo e na Escola Brasileira de Aeronáutica, ambas no Rio de Janeiro. Frequentou a Universidade de Harvard e a Universidade de Stanford, onde obteve o Ph.D. em Engenharia Elétrica.

De 1952 a 1953, foi professor associado de eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 1954, fundou o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do qual foi o primeiro diretor, e em 1956 foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foi um dos precursores do voo à vela no Brasil, junto com pesquisadores e técnicos alemães do CTA (atual DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Em 1961, foi nomeado como Presidente do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que em 1963 se tornou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) e que em 1971, através do Decreto nº 68.532, foi substituída pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, atualmente Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aldo da Rosa aposentou-se na Força Aérea Brasileira como general de brigada em 1965, e em 1966 tornou-se research associate, depois professor e professor emérito da Universidade Stanford.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: O Blog BRAZILIAN SPACE se solidariza com familiares e amigos pela passagem do Dr. Aldo Weber Vieira da Rosa.

Comentários

  1. Lembro ter lido artigos, se não me engano sobre biomassa; na Folha de S.Paulo ,no final dos anos 70, de autoria do Dr. Aldo Weber.

    Ageu Alves

    ResponderExcluir

Postar um comentário