CLA Recebeu o Alto-Comando da Aeronáutica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (28/08) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que Comitiva do Alto-Comando da Aeronáutica liderada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, visitou na última quinta-feira (27/08) o Centro de lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

NOTÍCIAS

CLA Recebe o Alto-Comando da Aeronáutica

Sexta, 28 de Agosto de 2015, 09h27
Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2015, 09h27


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebe nesta quinta (27/8) e sexta-feira (28/8) o Alto-Comando da Aeronáutica, composto pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e por oficiais generais dos Órgãos de Direção Geral, Setorial e de Assistência direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica (ODGSA). Durante os dois dias de atividades, os oficiais do Alto-Comando se reúnem para discutir assuntos de interesse relacionados à Força Aérea Brasileira (FAB).


A reunião no CLA foi iniciada com a cerimônia militar semanal, presidida pelo Tenente Brigadeiro Rossato, contando com a participação de todo efetivo militar do Centro. Ainda nesta quinta-feira pela manhã, todo Alto-Comando assistiu ao lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), dentro da Operação Falcão I/ 2015, a partir do Centro de Controle, responsável por coordenar todas operações de lançamento. No período da tarde, a comitiva visitou as instalações operacionais do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), conhecendo o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), onde são preparados os motores do veículos lançados em Alcântara, o Centro de Controle Avançado (CAV), um bunker com estrutura reforçada que abriga a equipe responsável por manter a segurança de área e realizar procedimentos no foguete junto ao lançador. A Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS), também compôs a programação de visitas da comitiva do Alto-Comando.


O Comandante da Aeronáutica e todo Alto-Comando, também puderam conferir in loco o andamento das obras do Prédio de Controle de Preparação (PCP) e do Prédio de Depósito de Propulsores (PDP), instalações operacionais em construção na área do SPL e essenciais para a retomada das atividades com o Veículo Lançador de Satélites. Já na Área de Apoio ao Centro de Lançamento (AACL), os oficiais generais acompanharam o andamento das obras do novo Posto Médico e da nova sede da Escola Caminho das Estrelas, responsável por ministrar o ensino fundamental regular aos dependentes do efetivo civil e militar do CLA e à comunidade de Alcântara.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Como cidadão brasileiro, defensor do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e da Ciência e Tecnologia de meu país, sinceramente espero que o Comandante Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato não tenha ido ao CLA para passear, e sim somar, para conhecer o que está sendo feito, suas necessidades e a partir daí cobrar do desgoverno da “DebiOgra”, e em especial de seu fantoche Ministro da Defesa, ações realmente efetivas em favor dos projetos de veículos lançadores de satélites do país (VLS-1 e VLM-1). Esta omissão do COMAER em prol de um bem menor tem de acabar e o atual comandante deve liderar essa luta, dando exemplo a sociedade de brasilidade e de compromisso com a NAÇÃO, e não entrando para história como mais um comandante omisso, assim como ocorreu com o ex-comandante Juniti Saito.

Comentários