Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas Tropicais Será Apresentado em Belém

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas Tropicais será apresentado em Belém.

Duda Falcão

Projeto de Capacitação em Monitoramento de
Florestas Tropicais Será Apresentado em Belém

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015

Nesta segunda-feira (31/8), às 9h30, no auditório do Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém, serão apresentadas as vídeo-aulas do Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite. A elaboração das vídeo-aulas foi financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e desenvolvida com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

Os produtos do lançamento estão resumidos em 24 vídeo-aulas: Programa Amazônia, Noções de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Processamento Digital de Imagens, mais 20 aulas práticas sobre o Sistema TerraAmazon, software desenvolvido no CRA e utilizado no trabalho de monitoramento da floresta amazônica. O material tem ainda o diferencial de ser disponibilizado em versões em português, inglês, espanhol e francês. O conteúdo das vídeo-aulas do Programa Amazônia e aulas teóricas estarão disponíveis no site do CRA (www.inpe.br/cra) e as vídeo-aulas práticas disponibilizadas no canal do Youtube® INPE-CRA.

O Centro Regional do INPE na Amazônia trabalha com pesquisa e desenvolvimento científico para se tornar um centro de referência mundial no monitoramento de florestas tropicais. Desde que iniciou suas atividades, o Projeto de Capacitação do CRA já transferiu as tecnologias de mapeamento e monitoramento com o Sistema TerraAmazon a mais de 300 técnicos de mais de países da América Latina, Ásia e África.

O CRA/INPE realiza desde 2010 cursos de capacitação internacional, primeiro em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), mais tarde com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A apresentação das vídeo-aulas também acompanhará o lançamento oficial do nome do projeto de capacitação em monitoramento de florestas por satélite: Capacitree. O evento contará com a presença de representantes de órgãos e instituições como Governo do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Embrapa Amazônia Oriental, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), entre outros convidados.

“Com a criação do nome do projeto e a divulgação das vídeo-aulas, o INPE coloca o pé na história do monitoramento de florestas tropicais. Esta é a primeira iniciativa de um governo, de forma gratuita, acessível e de fácil utilização para qualquer outro país do mundo, por conta das línguas disponíveis”, destaca a chefe do Centro Regional da Amazônia, Alessandra Gomes. Segundo ela, o CRA está bastante satisfeito com este lançamento e espera que a comunidade amazônica se sinta parte deste resultado e utilizem estas informações.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários