IAE Inicia a Operação São Lourenço

Olá leitor!

Segue abaixo agora a nota oficial postada hoje (22/10) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), confirmando o inicio das atividades da “Operação São Lourenço”, operação esta que lançará ao espaço a Primeira Capsula Espacial Não Tripulada Brasileira, o SARA Suborbital-1.

Duda Falcão

IAE Inicia a Operação São Lourenço


Teve início hoje, dia 22 de outubro, a Operação São Lourenço, com o embarque das equipes e dos equipamentos e carga, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A Operação SÃO LOURENÇO atende ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e tem o objetivo de realizar o lançamento do foguete de sondagem VS-40M V03, a partir do CLA, dentro do envelope de trajetória planejado e portando uma carga útil denominada plataforma espacial SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), do IAE, a fim de testá-la em voo suborbital, com equipamentos embarcados deste Instituto e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de forma a permitir a realização de experimentos e assegurar a transmissão e recepção das medidas realizadas durante o voo para qualificação de sistemas do veículo e da carga útil.

O principal experimento embarcado é uma plataforma inercial denominada SISMI que é uma versão simplificada da plataforma SISNAV (Sistema de Navegação a ser embarcado como experimento no próximo voo do projeto VLS-1, denominado VSISNAV), com dimensões reduzidas em relação à SISNAV.

O experimento da UFRN (Receptor GPS para Aplicações Espaciais), com desenvolvimento em cooperação com o IAE, tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço. Sua principal inovação é a incorporação de certas características, principalmente de software, que não estão presentes em receptores disponíveis comercialmente, como a capacidade de funcionar em elevadas altitudes e em altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido da constelação de satélites GPS. A fabricação, integração e testes do experimento GPS são feitas atualmente pelo IAE, sendo que o mesmo já foi ensaiado com êxito em diversos voos realizados no Brasil.

Na mesma Operação será lançado e rastreado um foguete FTI, com uma carga útil tecnológica, com a finalidade de treinamento operacional, verificação e aprovação dos meios de lançamento e de rastreio.

Toda a Operação SÃO LOURENÇO será realizada com o apoio da AEB e com o envolvimento de diversas organizações do Comando da Aeronáutica, da empresa CENIC (contratada pela AEB para participar do projeto SARA), e de especialistas do DLR da Alemanha, estes atuando como suporte técnico, nas áreas de telemedidas e de terminação de voo.
#Partiu São Lourenço!!!!



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, essas pessoas que estão nas fotos estão fazendo história, são profissionais que participarão de um momento histórico para o nosso país que poderia ser um de tantos, mas que será apenas um de poucos, graças à falta de comprometimento de uma sociedade corrupta, estúpida, ignorante e hipócrita, responsável pela sustentação de uma classe política que é apenas o espelho de sua real atitude ou falta dela. Entretanto, esses homens e mulheres que em um país sério seriam heróis, idolatrados, cultuados, tendo seus nomes registrados em livros de história e lendas populares e lembrados sempre pelas suas sociedades, no Brasil sequer terão seus esforços reconhecidos, enquanto os pinguins de paletó, militantes de uma classe em sua maioria formada por vermes marginais de colarinho branco em todos os níveis de poder deste país, alcançarão não só a independência financeira as custa do povo brasileiro, como também alguns até mesmo a imortalidade registrada em livros de história e cultuada por instituições tão discutíveis quanto às próprias histórias desses vermes. Infelizmente este é o meu país, não aquele que é vendido para você que é estrangeiro e que um dia acreditou no bordão “Brasil País do Futuro”. Você foi enganado e como a maioria do povo brasileiro que não tem a mínima ideia do que seja cidadania, foi lubridiado por décadas, já que se quer o Brasil atingiu o status de país de verdade, e assim jamais poderia fazer previsões para um futuro promissor como uma nação desenvolvida e respeitada pela comunidade internacional. Enfim... Chamo a sua atenção leitor que nesta nota oficial do IAE, pela primeira vez, após o nosso artigo postado hoje no BLOG, foi citada a plataforma inercial denominada SISMI que, na realidade é uma versão simplificada da plataforma SISNAV do VLS-1.  Agora só nos resta desejar sucesso aos profissionais envolvidos com esta missão. AVANTE SARA Suborbital -1.

Comentários