Mais de 400 Estudantes Participam da 7ª Jornada de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (28/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que mais de 400 estudantes participam da "7ª Jornada de Foguetes".

Duda Falcão

Mais de 400 Estudantes Participam da
7ª Jornada de Foguetes

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Divulgação/Mobfog
As equipes serão avaliadas por uma banca composta
de professores de alunos participantes.

Brasília, 28 de outubro de 2015 – Até domingo (1º/11), mais de 100 equipes formadas por estudantes e professores participam da 7ª Jornada de Foguetes. Organizada anualmente pela 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), este ano o evento ocorre em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro.

Além de estimular o aprendizado, por meio de teoria e prática, a competição objetivo avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet. Também faz parte da programação palestras com temas voltados para astronomia e astronáutica, além da participação de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

No total foram inscritos 410 participantes, divididos e 103 equipes. A edição deste ano recebeu mais de 87 mil alunos de mais de 1.900 escolas.

As melhores apresentações serão premiadas. O júri, para essa avaliação, é composto pelos professores de todas as equipes presentes. Serão analisados pela banca examinadora os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe.

Os campeões receberão material didático e troféu no formato do foguete brasileiro VS-40. Para os vice-campeões, o troféu é uma réplica do VSB-30. Quem obtiver menção honrosa leva uma réplica do Sonda III.

A iniciativa tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Fundação Marcos Pontes.

Lançamentos – Os foguetes serão lançados numa pista de pouso para aviões de pequeno porte do Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ). Para a execução da prova, o protótipo deve ser fixado na base, que é fincada no chão. Em inclinação de 45º, será apontado numa direção livre de pessoas, árvores altas, fios elétricos, móveis, estabelecimentos ou residências, mantendo todos afastados num diâmetro de 10 metros.

Para o combustível é usada a força de empuxo gerada a partir do gás produzido pela mistura química de vinagre com bicarbonato de sódio. Os vencedores são definidos a partir da combinação ideal entre o volume destas substâncias, o ângulo de lançamento, a direção do vento e o tamanho e o peso do foguete, além do alcance obtido por ele.

O astronauta Marcos Pontes é um
dos palestrantes no evento.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários