Pesquisadora do INPE é Eleita Vice-Presidente do IPCC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que a conceituada pesquisadora do instituto, Dra. Thelma Krug, foi escolhida como uma das três vice-presidentes do Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC).

Duda Falcão

Pesquisadora do INPE é Eleita
Vice-Presidente do IPCC

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

Uma das três vice-presidências do Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC) passa a ser de uma brasileira: Thelma Krug, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O novo comando do painel da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças ambientais globais foi eleito nesta terça (6) e quarta-feira (7), na Croácia. Os outros dois vice-presidentes eleitos são Ko Barret, dos Estados Unidos, e Youba Sokona, do Mali. Para a presidência o escolhido foi Hoesung Lee, da Coreia do Sul.

Pesquisadora sênior do INPE, Thelma Krug também atua no Instituto como assessora de Cooperação Internacional e, desde 2002, preside a Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC.

Thelma Krug fez seu doutorado na Universidade de Sheffield, Inglaterra, na área de estatística espacial, e possui várias publicações em diversos temas relacionados à mudança do clima. Foi secretária adjunto da Secretaria de Políticas e Programas em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e secretária nacional da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Há 15 anos apoia tecnicamente o Ministério de Relações Exteriores nas negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com foco no setor de uso da terra, mudança do uso da terra e florestas. Tem contribuído no IPCC como editora revisora de capítulos de relatórios especiais ou relatórios de avaliação do painel, relacionados à área florestal.

Mais informações: www.ipcc.ch

Thelma Krug, pesquisadora do INPE, eleita vice-presidente do IPCC.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a Dra. Thelma Krug pela sua escolha para uma das três vice-presidencias do “Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC)”. Quando se tem competência o reconhecimento vem com naturalidade, e nada melhor para exemplifica-lo quando o mesmo ocorre a nível internacional.

Comentários