Pós em Geofísica Espacial do INPE Oferece Bolsas de Pós-Doutorado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que estão abertas as inscrições para duas bolsas de pós-doutorado na Pós-Graduação em Geofísica Espacial (GES) do INPE.

Duda Falcão

Pós em Geofísica Espacial Oferece
Bolsas de Pós-Doutorado

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015

Até 27 de novembro, estão abertas as inscrições para duas bolsas de pós-doutorado na Pós-Graduação em Geofísica Espacial (GES) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As duas bolsas são concedidas por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, cuja regulamentação está disponível aqui. Para se inscrever, os candidatos interessados deverão apresentar:

(1) cópia eletrônica do título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado e aprovado pelo Programa de Pós-Graduação do Curso GES;

(2) cópia eletrônica do currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, cópia eletrônica do currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, além das demais informações solicitadas no Anexo III da Portaria CAPES nº 86/2013 acima citada;

(3) Plano de Pesquisa para um período de dois anos, o qual deverá estar inserido em uma das Linhas de Pesquisa do curso GES. O plano deve ter anuência de um Supervisor, o qual deve ser membro do corpo docente do curso GES.

A vigência de cada bolsa terá início em 2 de janeiro de 2016, com duração de 2 anos (ver abaixo). Bolsistas atuais que ainda não tenham usado os 60 (sessenta) meses previstos pela CAPES poderão se candidatar para novo período de 2 anos (24 meses), incluindo, além dos documentos acima, um relatório das atividades desenvolvidas durante a vigência da bolsa.

O regulamento do PNPD/CAPES estabelece que o  período de duração da bolsa será de doze meses, podendo ser renovada anualmente até um período de 60 (sessenta) meses. Entretanto, por decisão do Corpo Docente do curso GES, a bolsa poderá ser renovada apenas uma vez até atingir o limite máximo de 24 (vinte e quatro) meses. De acordo com o regulamento do PNPD/CAPES, o candidato não pode ser aposentado ou estar em situação equiparada a esta. Caso algum dos candidatos selecionados possua bolsa em andamento, deve solicitar seu cancelamento antes da indicação de seu nome à CAPES.

As propostas devem ser encaminhadas apenas por email para: mvirginia.alves@inpe.br


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários