Brasil Precisa Investir em Ciência Para Superar Crise Econômica, diz Ministro

Olá leitor!

Segue agora uma notícia postada hoje (19/08) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) destacando que segundo o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, o Brasil precisa investir em ciência para superar crise econômica, diz ministro.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Brasil Precisa Investir em Ciência Para
Superar Crise Econômica, diz Ministro

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 19/08/2016 | 11:47
Última modificação: 19/08/2016 | 00:05

Crédito: Ascom do MCTIC
Kassab pediu um esforço conjunto dos poderes federal, estadual
e municipal para fortalecer a ciência e a inovação no Brasil.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reiterou nesta quinta-feira (18), durante a abertura do fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a necessidade de o país investir em pesquisa e inovação para superar a crise econômica. 

"Nós, à frente do ministério, compartilhamos a responsabilidade com a equipe lá constituída de nos esforçar muito para fazer a nossa lição de casa, para que, junto com as fundações [de amparo à pesquisa], as secretarias estaduais e as entidades científicas, possamos apresentar ao Brasil a sinalização de um caminho que efetivamente possa significar mais crescimento e geração de emprego e riqueza, para que a gente possa ter um país melhor, em que as pessoas possam ter mais qualidade de vida", disse o ministro, em São Luís (MA).

Kassab informou sobre o esforço, empreendido por diversas instituições, de sensibilizar os poderes Executivo e Legislativo para reverter a queda dos recursos direcionados à ciência. No início de agosto, o ministro convocou uma estratégia de mobilização para garantir a recomposição orçamentária, em encontro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI).

"É evidente que a minha presença aqui procura expressar o nosso sentimento e a nossa convicção de que, mais do que nunca, as políticas públicas de ciência e inovação precisam ter um apoio expressivo do poder público nos planos municipais, estaduais e federal", afirmou Kassab. "Que todos os governos possam ter condições e determinação política de enfrentar as adversidades no campo econômico, ao saber que esse enfrentamento passa, efetivamente, por uma priorização de investimentos e de ações no campo das pesquisas."

Fórum

O governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou a desigualdade entre as "práticas sociais" e a produção científica brasileira. "Nós vivemos isso quando tratamos da política pública de ciência e tecnologia, porque o Brasil tem exatamente um pé no século 21, na pesquisa de elite, nas maiores publicações do mundo, e ao mesmo tempo outro pé no século 18, nas práticas sociais e institucionais que nós gostaríamos de ver vencidas", comentou. "E o Maranhão talvez seja o retrato mais acabado disso, infelizmente. Daqui a poucas dezenas de quilômetros, na histórica cidade de Alcântara, nós temos os casarões coloniais do ciclo do algodão do século 19 e, ao lado, a base de lançamento de foguetes e experimentos tecnológicos de grande importância para o país."

A programação do fórum inclui mesas-redondas sobre temas estratégicos para ciência e inovação no Brasil e o fomento à pesquisa por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os secretários de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, e de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, seguem no evento até sexta-feira (19).

Também compareceram à solenidade os presidentes do CONFAP, Sergio Gargioni, do CNPq, Hernan Chaimovich, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira de Souza; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Ricardo Gattass; o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada; o secretário de governo da Prefeitura de São Luís, Lula Filho; o diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale, Luiz Mello; e o deputado estadual Bira do Pindaré.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Ministro Kassab, saiba que o Brasil precisa investir em Ciência e Tecnologia e Educação de Qualidade (o senhor convenientemente se esqueceu de citar este detalhe) não para superar crise alguma, e sim para desenvolver o país e para nos tornarmos autossuficientes em prol de nossa soberania como nação. O crescimento econômico será apenas uma consequência deste investimento, fruto do trabalho e da competência na condução destes setores. Portanto deixe de conversa fiada e jogo de cena e comece a se mexer. Kkkkkkkkkkkk, como se isso realmente fosse seu objetivo e de seu patrão, kkkkkkkkkkk. Afinal, um povo sem educação, sem visão, sem a minima compreensão do que seja cidadania é um prato cheio para populistas de merda como o senhor e sua classe de vermes, já que são facilmente manipuláveis, né verdade seu energúmeno?

Comentários