INPE Promoverá Atividades da SNCT 2016 em Parque de São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto  promoverá atividades da SNCT 2016 em parque de São José dos Campos.

Duda Falcão

INPE Promoverá Atividades da SNCT 2016
em Parque de São José dos Campos

Terça-feira, 20 de Setembro de 2016

De 17 a 23 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promoverá atividades de divulgação científica no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016. Parte da programação será no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP).

Com o objetivo de popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil, a SNCT é realizada em todo o país sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A 13ª edição traz o tema "Ciência alimentando o Brasil".

O INPE desenvolve tecnologias, pesquisas e aplicações em áreas como sensoriamento remoto por satélites, meteorologia, mudanças ambientais globais, entre muitas outras, que são fundamentais para a produção de alimentos e, também, para saciar a fome de conhecimento da sociedade.

INPE no Vicentina Aranha

A exposição "Acessar o espaço para cuidar da Terra", com imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, poderá ser vista no Pavilhão Marina Crespi do Espaço Ciência no Parque.

Haverá palestras sobre a distribuição gratuita de imagens de satélites e a oferta de produtos e serviços meteorológicos para a sociedade, além de uma sessão de observação dos astros com telescópio portátil.

Estão ainda programadas apresentações sobre temas como "Astrobiologia: a vida no contexto cósmico", "Introdução à Astrofísica", "Estrelas binárias - Por que elas são tão importantes para a astronomia" e "Como Receber Sinais de Picosatélites Usando Tecnologia SDR (Rádio Definido por Software)?".

Outra atração será a Oficina de Cubesats (sensores, atuadores e aprendendo eletrônica com cubesats), voltada a estudantes a partir do Ensino Fundamental II.

Em breve será lançado um hotsite sobre o "INPE na SNCT 2016", trazendo a programação completa, informações sobre datas e horários, bem como os contatos para agendamento de grupos interessados em participar das atividades.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários