Ministro Kassab Reúne Institutos de Pesquisa Para Potencializar Ações e Projetos de Ciência

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada dia (23/09) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacando que o Ministro Gilberto Kassab reuniu Institutos de Pesquisa para potencializar ações e projetos de Ciência.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Ministro Reúne Institutos de Pesquisa Para
Potencializar Ações e Projetos de Ciência

Segundo Gilberto Kassab, encontro em Brasília é o primeiro de uma série
para fortalecer a sinergia entre as unidades. Reunião já rendeu parceria para
o desenvolvimento de projeto voltado para a estiagem no semiárido.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 23/09/2016 | 18:21
Última modificação: 23/09/2016 | 19:24

Crédito: Ascom/MCTIC
Reunião foi realizada na sede do CNPq, em Brasília.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se reuniu nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF), com diretores de institutos de pesquisa e empresas vinculadas à pasta para definir prioridades e articular ações conjuntas para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Segundo o ministro, este foi o primeiro de uma série de encontros acertados durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Porto Seguro (BA), em julho deste ano.

"É uma necessidade fazer reuniões mais amplas para definir as prioridades do ministério e conhecer os principais programas e projetos que estão sendo desenvolvidos", afirmou o ministro. "Pela amplitude do ministério, fica muito difícil todos os agentes envolvidos terem pleno conhecimento das nossas atribuições. E é muito importante conhecê-las para potencializar as ações e o apoio mútuo. Essa é a primeira reunião. Outra deverá ocorrer daqui três meses. É importante para a sinergia de ações e atividades entre os institutos e unidades vinculadas ao MCTIC."

Na reunião, os diretores apresentaram os principais projetos desenvolvidos pelos institutos e entidades vinculadas, apontaram gargalos e sugeriram ações para fortalecer a sinergia entre os atores do ministério.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, as reuniões são imprescindíveis para a integração da pasta. "A parceria é fundamental para o desenvolvimento e o avanço da ciência, tecnologia e inovação, pois não podemos fazer isso sem interlocução e diálogo. O MCTIC se afirma à medida que a sociedade percebe sua importância e, nesse momento em particular, contribuindo para o desenvolvimento nacional", disse.

Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, os encontros devem reforçar a conexão entre as unidades de pesquisa para, eventualmente, "atacar problemas específicos, reais e de interesse imediato". Ele destacou que a reunião já rendeu uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) para o desenvolvimento de um projeto-piloto voltado para a estiagem no semiárido e no vale do rio São Francisco. "O nosso grande desafio no futuro é a integração para planejar novas ações."


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários