Seca Se Agrava e Afeta Plantações em Mais de 100 Municípios do Semiárido, diz CEMADEN

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (18/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacando que segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)  a Seca se agravou e afeta plantações em mais de 100 municípios do semiárido.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Seca Se Agrava e Afeta Plantações em Mais
de 100 Municípios do Semiárido, diz CEMADEN

Relatório aponta déficit hídrico e alto risco agroclimático na região. Em setembro,
159 municípios tiveram pelo menos 50% de suas áreas afetadas pela seca,
prejudicando quase 300 mil propriedades rurais. "As áreas impactadas pela
seca somam cerca de 5 milhões de hectares", afirma a coordenadora de
Relações Institucionais da entidade vinculada ao MCTIC, Regina Alvalá.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 18/10/2016 | 15:23
Última modificação: 18/10/2016 | 15:27

Crédito: CEMADEN

Mais de 100 municípios do semiárido estão há pelo menos dois meses com déficit hídrico e tiveram o risco agroclimático classificado como alto e muito alto. Isso significa que o solo perdeu mais umidade para a atmosfera do que recebeu água em pelo menos 60 dias dentro de um período de 90 dias, segundo análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Os dados estão no Relatório da Situação Atual de Seca no Semiárido Brasileiro e Impactos, divulgado nesta segunda-feira (17).

Em setembro, 159 municípios tiveram pelo menos 50% de suas áreas afetadas pela seca, prejudicando quase 300 mil propriedades rurais. Como a estação chuvosa na região terminou em julho, o impacto da falta de chuvas nas plantações era esperado.

"As áreas impactadas pela seca somam cerca de 5 milhões de hectares", afirma a coordenadora de Relações Institucionais do CEMADEN, Regina Alvalá, lembrando que, em algumas regiões, o calendário de plantio se estendeu até o mês passado. "Como o ciclo produtivo das lavouras está em curso, esse déficit hídrico causa impacto na área agrícola."

Segundo o relatório do CEMADEN, a seca é intensa principalmente nos municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe localizados na parte leste do semiárido. Na Zona da Mata e no Agreste, as chuvas foram ainda mais escassas, o que corresponde a valores inferiores à média histórica. A exceção é o Recôncavo Baiano.

O relatório ressalta que o fenômeno La Niña deve perder força entre outubro e dezembro, diminuindo as chuvas na Zona da Mata, ao norte de Salvador (BA). "Isso significa que há poucas chances de reversão do quadro hídrico para os municípios impactados pela seca", destaca Marcelo Seluchi.

Segundo o meteorologista, as previsões indicam que a ocorrência de chuvas, ainda que escassas, na Zona da Mata da Bahia e de Sergipe no mês de outubro.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentários