UNOSAT 1 - O Primeiro Nanosatélite Brasileiro

Olá leitor!

Recentemente em um dos meus comentários eu disse que não sabia exatamente se o primeiro nanosatélite desenvolvido no Brasil, ou seja, o “UNOSAT-1 (Undergraduate Orbital Student Satellite – 1)” teria ou não uma dimensão maior do que o “ITASAT-1”, nanosatélite este desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que está prestes a ser lançado ao espaço.

Porém o Blog BRAZILIAN SPACE felizmente tem uma grande penetração dento da Comunidade Espacial Brasileira, e sendo assim não demorou muito para que o antigo coordenador do Projeto UNOSAT-1, o Prof. Dr. Fernando Stacanto, entrasse em contato com o Blog para esclarecer as dimensões deste histórico projeto do PEB.

O nanosatélite UNOSAT-1 da UNOPAR/UEL.

Vale lembrar para quem não conhece esta história que, o UNOSAT-1 foi desenvolvido por um inovador grupo de alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), e tinha como objetivo colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula.

O UNOSAT-1 fazia na época parte do Projeto SPRACE, um programa de pesquisa aeroespacial, científico e educativo mantido pela UNOPAR e conduzido pelo Prof. Dr. Fernando Stancato, mas que infelizmente não sofreu continuidade, talvez pelo que ocorreu no seu desfecho.

O UNOSAT-1 foi finalizado, embarcado para Alcântara, acoplado ao Satélite SATEC-1, mas infelizmente foi destruído na explosão que destruiu o “VLS-1 VO 3” em 22/08/2003, durante as atividades da trágica “Operação São Luís”.

Pois é, infelizmente foi um duro golpe para o PEB e para todos que participaram daquela missão, onde muito se perdeu, inclusive 21 estimáveis vidas, mas pouco ou quase nada se aprendeu.

Desconhecia o paradeiro deste grande pioneiro dos pequenos satélites no Brasil, mas agora após seu contato descobrir que está trabalhando como Engenheiro da EMBRAER, e da minha querida Bahia envio-lhe meus votos de sucesso.

Quanto ao UNOSAT-1 suas dimensões eram:

* 400 mm por 250 mm por 85 mm

E seu peso:

* 8 Kg.

Segue abaixo um desenho com as dimensões do UNOSAT-1 enviado ao Blog pelo Prof. Dr. Fernando Stacanto. Só falta agora as dimensões do ITASAT-1 para que possamos fazer as devidas comparações.

Duda Falcão

Comentários