Professor de Universidade do Canadá Ministra Palestra Sobre Robótica Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (16/02) no site do “Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)” destacando que um Professor de universidade do Canadá ministrou palestra sobre Robótica Espacial no instituto.

Duda Falcão

Professor de Universidade do Canadá
Ministra Palestra Sobre Robótica Espacial

Assessoria de Comunicação Social - ITA
16/02/2017


O ITA recebeu nesta quarta-feira (15), a visita do professor doutor em engenharia aeroespacial, Jean de Lafontaine, da Universidade de Sherbrooke, no Canadá. Em uma palestra para pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, civis e militares, Lafontaine abordou conceitos fundamentais da exploração planetária e desafios na exploração da Lua, Marte e cometas.

Durante a aula, enfatizou a missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia, a primeira cujo objetivo era orbitar e aterrissar sobre um cometa. Essa visita teve ainda a finalidade de estreitar o relacionamento entre o ITA e a Universidade de Sherbrooke, buscando estabelecer uma cooperação acadêmica entre as instituições.

Sobre  Jean de Lafontaine 

Formado em Engenharia Física pelo Royal Military College, em Kingston, recebeu seu Ph.D em Engenharia Aeroespacial da Universidade de Toronto. Entre suas áreas de pesquisa, destaca-se o desenvolvimento de um sistema de prevenção inteligente de obstáculos e desembarque autônomo em Marte. Nos últimos 35 anos, trabalhou com agências espaciais no Canadá, Europa e Japão.

Em 2001, fundou uma empresa de alta tecnologia, a NGC Aerospace, que contribui para o avanço do conhecimento de engenharia e desenvolvimento de sistemas aeroespaciais e de terra para fins pacíficos. Como presidente da NGC, suporta muitos projetos de inovação com agências espaciais e empresas aeroespaciais canadenses e europeias.  Jean é também professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Sherbrooke.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Bom, bom, bom, muito bom mesmo. Tanto a área de Robótica Espacial, bem como a de Astronomia Espacial, são de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer Programa Espacial do mundo. Infelizmente para nós, estamos ainda engatinhando em ambas, porém já temos pelo menos um projeto em curso que envolve também a área de Astrobiologia, ou seja, a nossa Missão Lunar Garatéa-L do Grupo ZENITH da USP. Entretanto vale salientar que essa iniciativa é muito pouco para o tamanho de nosso país, principalmente se levarmos em conta que com o desenvolvimento da miniaturização, e da expansão da tecnologia das plataformas Cubesats e dos nanossatélites, as oportunidades são inúmeras, bastando para isso visão, iniciativa, dinamismo e compromisso, tenhamos como exemplo, a própria Missão Garatéa-L. Diante disto, parabenizo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) por essa iniciativa, que espero possa no futuro render frutos.

Comentários