Programa Espacial Brasileiro Será Divulgado na SBPC-Regional no Ceará

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (02/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Programa Espacial Brasileiro será divulgado na SBPC-Regional no Ceará.

Duda Falcão

Programa Espacial Brasileiro Será
Divulgado na SBPC-Regional no Ceará

Coordenação de Comunicação Social – CCS
02/05/2016


Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participa no período de 2 a 6 de maio, da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nesta edição abordará elementos que compõem as características dos valores da cultura nordestina. O evento sediado na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, no Ceará, vai fomentar debates sobre meio ambiente, políticas científicas, inovação e educação.

A AEB estará divulgando o Programa Espacial Brasileiro (PEB) como aspecto relevante das realizações nacionais. Além disso, a Agência vai disseminar recursos pedagógicos em educação espacial para alunos e professores, como também abordar temas que despertem o interesse das crianças e jovens pela ciência e pela área espacial – como satélites e plataformas espaciais, veículos espaciais e robótica – que fazem parte da programação.

Mais de três mil pessoas são esperadas para participar do evento, que contará com 34 minicursos, 17 conferências e 11 mesas-redondas. Nesta edição, diferente das anteriores, os cursos serão realizados em um único dia e em período diferente da programação científica.

Exposições

A AEB apresentará exposições institucionais e interativas dos carros robóticos –  veículos não tripulados, controlados remotamente e que têm a finalidade de ajudar cientistas e pesquisadores a coletar amostras em terrenos perigosos ou inacessíveis aos seres humanos. Eles podem ser utilizados na exploração de novos planetas, tendo como missão analisar a atmosfera e o ambiente, assim como determinar as condições climáticas do planeta e procurar água e minerais úteis à humanidade.

Na reunião regional da SBPC, dois carros robóticos serão apresentados: o JACI II, projeto do professor e colaborador do Programa AEB Escola, Izaias Cabral, que consiste em um robô que demonstra a dificuldade do controle de uma sonda no espaço, simulando uma exploração na Lua e os carros robóticos do CVT Espacial, projeto da AEB em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, voltado para atividades tecnológicas e educacionais de interesse da AEB.

Oficinas

Segundo Adriana Alimandro Correa, tecnologista da Diretoria de Satélite, Aplicações e Desenvolvimento na AEB, a programação também contará com oficinas de construção e lançamento de foguetes com garrafas PET, movidos a água e ar comprimido, o objetivo é a demonstração do princípio de ação e reação, conservação do momento e termodinâmica. Além disso, a programação também contará com oficinas para produção de “carros-foguete”, tendo como finalidade a construção e lançamento de um carro foguete — feito de materiais recicláveis — que alcance a maior distância possível em uma competição entre alunos.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários