Brasil Guarda Um dos melhores Registros do Asteroide Que Pôs Fim aos Dinossauros

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessantíssima notícia postada dia (17/07) no site do “Sputniknews - Brasil”, destacando que o Brasil guarda um dos melhores registros do asteroide que pôs fim aos dinossauros.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Brasil Guarda Um dos melhores Registros
do Asteroide Que Pôs Fim aos Dinossauros

Sputnik News - Brasil
17/07/2017 – 19:04
Atualizado em 17/07/2017 – 19:08

CC BY 2.0 / Kanijoman / Concepción artística del asteroide

O meteoro que há 65 milhões de anos acabou com a era dos dinossauros na Terra, caiu na cidade península de Yucatán, no México, e deixou registros do fenômeno no Brasil, em Pernambuco. A paleontóloga Alcina Barreto falou com exclusividade à Sputnik Brasil e comentou sobre os segredos desse importante evento na história da Terra.

A paleontóloga Alcina Barreto, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conversou com a Sputnik Brasil e explicou a natureza do registro do meteoro em terras brasileiras. 

De acordo com ela, "não há fragmentos do impacto, o que há são evidências do impacto do meteoro que caiu".

"Evidências do tipo geoquímicas, evidências mineralógicas, evidências nas estruturas dos estados fragmentários, mas que se depositaram nessa época. Não é que um fragmento desse meteoro tenha sido conservado aqui", disse a especialista. 

Na ocasião, os fragmentos do meteoro teriam sido lançados na atmosfera e caído em diversas partes da Terra. A professora Alcina Barreto explicou que essas evidências são encontradas em diversas partes do mundo hoje em rochas sedimentares depositadas nessa época. 

Os resquícios do megatsunami causado pelo impacto do asteroide chegaram ao Nordeste brasileiro e ficam localizados no geossítio Mina da Poty. 

A paleontóloga explica que "um geossítio é uma área geográfica em que ficou registado algum evento importante da história da Terra e que precisa ser conservado, preservado, estudado, compreendido e mantido para que as gerações futuras também tenham essa informação".

"Nós temos aqui exposições de rocha que mostram muito bem esse momento do impacto do meteoro. E ele tá localizado no município de Paulista, aqui em Pernambuco. Essa exposição aparece em uma mineração de calcários. E é a melhor exposição de diferentes períodos geológicos que marcam não só os períodos, mas que marcam eras geológicas diferentes", destacou.

"Essas exposições de rocha aqui em Pernambuco são conhecidas com uma das melhores exposições da América do Sul desse registro desse fenômeno que aconteceu na história da Terra e que fica registrado nas rochas", acrescenta Alcina Barreto.

A paleontóloga também informou que o geossítio Mina da Poty será aberto para a visitação do público a partir de novembro.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentários