Clube de Engenharia Homenageia o INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (04/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Clube de Engenharia homenageou o instituto.

Duda Falcão

Clube de Engenharia Homenageia o INPE

Terça-feira, 04 de Julho de 2017

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi homenageado pelo Clube de Engenharia, entidade que desde a sua fundação, em 1880, envolve-se em questões políticas e técnicas pelo desenvolvimento do Brasil.

Durante cerimônia realizada em 29 de junho na sede do Clube de Engenharia, na cidade do Rio de Janeiro, o diretor do INPE, Ricardo Galvão, recebeu uma placa em reconhecimento à importância do Instituto para a pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e da engenharia nacional.

Pedro Celestino Pereira, presidente do Clube de Engenharia, fez um discurso em homenagem ao INPE, destacando as atividades nas áreas de engenharia e ciência espacial, monitoramento do território brasileiro, estudos ambientais e climáticos.

No Clube de Engenharia, também foram ressaltados os esforços do INPE para que o Brasil obtenha autonomia em todo o processo que envolve o desenvolvimento, a integração, o lançamento e o controle de satélites. Para isso, adota uma política industrial que permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais.

O INPE se prepara para lançar, em 2018, os satélites CBERS-4A, o sexto feito em parceria com a China, e o Amazonia-1, o primeiro totalmente desenvolvido pelo Brasil. As imagens de satélites do INPE são oferecidas gratuitamente, pela internet, e beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento das empresas privadas, que geram emprego e renda com tecnologia espacial.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários