CRA do INPE Sediou Curso de Software Livre do IBGE

Olá leitor!

Segue agora abaixo uma notícia postada ontem (15/08) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro Regional da Amazônia (CRA) do instituto sediou de 07 a 11 de agosto Curso de Software Livre do IBGE.

Duda Falcão

CRA Sedia Curso de Software Livre do IBGE

Terça-feira, 15 de Agosto de 2017

De 7 a 11 de agosto, o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém (PA), sediou o Curso de Aplicação aos Softwares PostGIS e QGIS, por demanda do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os participantes estiveram nas instalações do CRA que dispõe de infraestrutura avançada para capacitações no âmbito de geotecnologias.

O curso foi um complemento a outro ocorrido em julho passado, quando os profissionais do IBGE receberam capacitação do CRA/INPE para realizar o “mapeamento do desflorestamento e do uso e cobertura da terra”. A primeira capacitação nivelou o conhecimento dos participantes acerca das metodologias dos projetos de monitoramento do INPE e os treinou para o uso do software TerraAmazon, programa desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI), ligada à Coordenação de Observação da Terra (OBT/INPE), em parceria com a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

“O curso anterior oferecido pelo INPE ao IBGE foi excelente, porque os instrutores mostraram várias aplicações do TerraAmazon, que são possíveis de serem adaptadas à realidade do trabalho que fazemos, principalmente com relação à banco de dados e processamento de imagens”, conta o supervisor de Geodésia e Cartografia da unidade regional do IBGE em Belém, Ademir de Jesus.

Neste segundo momento o CRA/INPE ofereceu seu espaço ao instituto parceiro e o IBGE trouxe do Rio de Janeiro dois especialistas da sua Coordenação de Cartografia. Nos dias 7 a 9, o instrutor Alex Santos trabalhou com os participantes a Introdução ao ambiente de Sistema de Informação Geográfica Quantum GIS e, em seguida, o também instrutor Marcel Rotunno apresentou a Integração do PostGIS com o QGIS.

“Atualmente no IBGE nós temos utilizado o banco de dados PostGIS como banco de dados corporativo. Esse curso agora permite que as unidades regionais, como a de Belém aqui no Pará, desenvolvam suas atividades de uma forma integrada ao banco corporativo, facilitando também a distribuição de atividades”, explicou o engenheiro Alex Santos.

Assim como o TerraAmazon, desenvolvido pelo INPE, o QGIS é um software livre, ou seja, aberto para toda comunidade científica. As pessoas podem utilizar, compartilhar e também desenvolver funcionalidades para melhorar o programa.

“Devido a restrições orçamentárias, softwares comerciais de custo elevado estão sendo substituídos em algumas atividades por softwares livres, que constantemente estão avançando em suas aplicações”, completou o participante Ademir de Jesus.

O curso teve 22 participantes da unidade regional do IBGE em Belém, das supervisões de Cartografia, Recursos Naturais e Base Territorial – esta última é a responsável pelo Censo - além da participação de dois profissionais do CRA.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários