Dante Alighieri Será o Primeiro Colégio Brasileiro a Enviar Experimento Para ISS em Projeto da NASA

Olá leitor!

Pois é, veja como são as coisas. Enquanto a nossa agencia de brinquedo patina na condução de projetos como o CVT Espacial, bem como (segundo soube) de outros tantos que contam com o seu envolvimento, você lembra da galera do Grupo Zenith da USP de São Carlos? Aquela mesma envolvida com a fantástica Missão Lunar Brasileira Garatéa-L?

Pois então, como anunciamos aqui anteriormente o mesmos estão agora envolvidos com outra iniciativa denominada Garatéa-ISS, iniciativa esta que visa enviar nesse primeiro momento um experimento educacional de uma escola de ensino médio brasileira para ser testada nos laboratórios da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) que se encontra em órbita da Terra.

Fantástico não? Pois é leitor, acontece que diferentemente de nossa Agencia Espacial que brinca de atividades espaciais, essa gente do “Programa Garatéa” (e assim o chamo por envolver diversas ações não se limitando unicamente ao seu principal projeto da Sonda Lunar Garatéa-L) não brinca em serviço e jogam duro, correndo atrás e fazendo as coisas acontecerem, como demonstraram há duas semanas atrás durante o treinamento realizado com professores pela equipe de acadêmicos do projeto e pela parte americana desta iniciativa Garatéa-ISS (veja abaixo a foto deste treinamento).

Treinamento dos professores ocorrido há duas semanas atrás.

No dia de ontem (30/08) recebi um e-mail do Eng. Lucas Fonseca (o grande idealizador de toda essa história) nos informando de que o projeto da Garatéa-ISS está indo de vento em popa, mas que a equipe ainda busca financiamento para oferecer uma maior oportunidade a outras escolas.

Como prova deste avanço, nesta sexta-feira (01/09) será realizado um evento para formalizar a participação do Colégio Dante Alighieri (São Paulo) neste projeto que enviará o experimento à estação espacial. Veja abaixo o release deste evento enviado ao Blog pelo Eng. Lucas Fonseca.

“Dante Alighieri é Primeiro Colégio Brasileiro
a Enviar Experimento à Estação
Espacial ISS em Projeto da NASA

Na próxima sexta-feira, dia 1o de setembro, será formalizada a participação do colégio Dante Alighieri na fase do projeto da Missão Garatéa que enviará um experimento à estação especial ISS. O projeto se chama Garatéa-ISS e é parte da 12ª edição do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa do governo americano em conjunto com a Agência Espacial Americana (NASA). O Dante se tornará, o primeiro colégio brasileiro a enviar um experimento para a ISS por meio desse programa. Além disso, é o primeiro colégio fora da América do Norte a enviar um experimento nesse programa

Por meio do apoio inicial do colégio ao Projeto da Missão Garatéa, o engenheiro espacial Lucas Fonseca formalizou o convite para que o Dante Alighieri organize e aplique o programa da SSEP para cerca de 350 alunos do colégio – todos os estudantes do sétimo ano. O Dante estendeu o convite para 150 alunos de escolas públicas, de maneira que eles pudessem integrar-se à elaboração das propostas de experimentos para a ISS. Até o final de outubro, depois da conclusão da produção de 75 projetos de pesquisas pelos grupos de alunos, uma banca de avaliadores  formada por  pesquisadores externos, brasileiros, mestres e doutores especialistas de universidades paulistas,   escolherá os três melhores projetos, que serão enviados à NASA. Em dezembro, a NASA escolherá um deles. Além da banca avaliadora, a escolha também poderá ser feita através de voto popular pela comunidade escolar do Dante e dos alunos convidados. Serão aproximadamente 500 jovens de 13 anos que, usarão, para suas atividades, a infraestrutura do Dante – laboratórios, salas e a orientação de professores, que irão apoiá-los no planejamento e realização dos experimentos. O projeto vencedor irá ao  espaço no primeiro semestre de 2018.  A bordo da Estação Espacial Internacional, ele será executado por um astronauta americano e, depois de quatro a seis semanas, será trazido de volta à Terra para análise dos resultados.

No evento do dia 1o, o diretor-geral do Garatéa, Lucas Fonseca, irá ao colégio anunciar o início das atividades que serão realizadas no período de contra turno dos estudantes.

O SSEP é uma iniciativa do governo americano para estimular a comunidade estudantil em experimentos educacionais realizados no espaço. É a primeira vez em dez anos que o Brasil volta a enviar experimentos à estação. D A Missão Garatéa é o mesmo consórcio espacial que está planejando a primeira missão lunar brasileira, com lançamento marcado para 2021. 

“Durante este semestre,  nossos alunos terão a oportunidade de estar em contato com cientistas de ponta envolvidos no projeto, usando conhecimento e se aprofundando em matérias como Astronomia, Biologia,  Física, Matemática, Inglês, Arte e Química. Além disso, é uma oportunidade valorosa também para a formação de nossos professores, que estão em constante atualização”, afirma Sandra Tonidandel, Coordenadora-Geral Pedagógica do Dante Alighieri, que está à frente dos trabalhos no colégio neste projeto.

Os alunos brasileiros responsáveis pelos experimentos ainda participarão de um congresso de apresentação de resultados no museu nacional de ar e espaço Smithsonian, em Washington, Estados Unidos, em 2018 onde irão interagir com estudantes americanos que participarão do mesmo programa. O projeto será assessorado por cientistas ligados à Nasa, além de pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

No dia 1o também serão apresentados dois balões que serão enviados à estratosfera com experimentos de alunos do programa de pré-iniciação científica do colégio. Esses balões levarão sondas construídas por estudantes do Dante em  outra parceria com a Missão Garatéa e com o Instituto Mauá de Tecnologia.

No evento do dia 1o, que vai das 13h25 às 15h40 horas no colégio, também participam o reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, João Carlos Souza Junior.  O presidente do Dante, José Luiz Farina, fará a abertura do evento

Mais informações

Assessoria de imprensa
Otávio Cabral – otaviocabral@caravelasconsultoria.com - 11 9 8116-1234
Bia Murano – biamurano@caravelasconsultoria.com - 11 9 8309-8302
Tiago Pariz – tiagopariz@caravelasconsultoria.com - 11 9 8685-1041”

Veja você leitor como as coisas conduzidas por gente que sabe o que faz e que mete as caras acontece, mesmo num universo completamente hostil ao desenvolvimento científico e tecnológico, e imagine o que essa gente poderia produzir se realmente vivêssemos numa nação de verdade, realmente comprometida com o futuro de nossa sociedade e da raça humana, o céu certamente não seria o limite.

Para você ter uma ideia leitor da qualidade dos profissionais envolvidos com as atividades do Projeto Garatéa-ISS, veja abaixo a lista com os nomes destes profissionais, lista esta onde constam nomes muito conhecidos da ciência brasileira (e alguns estrangeiros), todos unidos para fazer acontecer este fantástico programa fruto da iniciativa deste grande e maluco profissional chamado Lucas Fonseca.

Duda Falcão

Diretores do Programa:

Diretor Brasil – M.Sc. Lucas Fonseca (Garatéa, Airvantis) 
Diretor EUA – MBA Jefferson Michaelis (BFCC, KSCIA)  
Diretora Educacional - PhD Sandra Tonidandel (Dante Alighieri School)

Time Educacional:

Física

PhD Douglas Galante – AstroLab/IAG – USP
PhD Ivan Lima – USRA/NASA AMES
PhD Ana Carolina de Mattos Zeri – LNLS
MSc Cristiane Tavolaro – Dante Alighieri

Química

PhD Fábio Rodrigues – AstroLab/IQ – USP
PhD Candidate Claudio Mendes – IQ – USP
MSc Evandro Silva – IQ – USP

Biologia

PhD Amanda Bendia – AstroLab/IO – USP
MSc Miriam Brito Guimarães  Dante Alighieri
MSc Tiago Bodê – Dante Alighieri
MSc Guilherme Ide Bastos – Dante Alighieri
MSc Gisele Cabral – Dante Alighieri
MSc Geisly Katon – Dante Alighieri

Medicina Espacial

MD, PhD Thaís Russomano – The King’s College London
MD, PhD Marcelo Mímica – Santa Casa de São Paulo

Gereciamento de Projetos

PhD Daniel Magalhães – EESC – USP
PhD Luis Loures –  ITA

Teste e Qualificação

PhD José Sérgio de Almeida – INPE

Comitê de Conselheiros

PhD Duilia de Melo – Vice Reitora Catholic University of America/Fellow NASA Goddard 
PhD Sidney Nakahodo – Professor Columbia University/ NY Space Alliance
PhD Michael Lester – Educador Espacial / NASA KSC
MBA Mauro Gonçalves – Google X Labs / Project Loon
MBA Roberto Alvarez – Global Federation of Competitiveness Councils
Mr. Frank DiBello – CEO Space Florida

Comentários