Estudante Brasileira Integrante de Grupo Que Descobriu Asteroides Viaja Para a NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/08) no site “G1” do globo.com, destacando que a estudante brasileira, Mylena Peixoto, que integrou um grupo responsável pela descoberta de cinco asteroides, viajou para a NASA, nos EUA, para assim participar de projeto internacional de "Caça aos Asteroides".

Duda Falcão

NORTE FLUMINENSE

Estudante Que Descobriu Asteroides
Viaja Para a NASA, nos EUA, em Projeto

Mylena Peixoto, de 16 anos, é de Campos, RJ, e vai nesta quarta (21).
Grupo de 10 jovens brasileiros fará curso de análise de imagem.

Do G1 Norte Fluminense
21/09/2016 - 11h17
Atualizado em 21/09/2016 - 15h35


A estudante Mylena Peixoto, que integra o grupo responsável pela descoberta de cinco asteroides durante o trabalho de pesquisas desenvolvido no Clube de Astronomia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, viaja nesta quarta-feira (21) para a sede da Nasa no Texas (EUA). Aos 16 anos de idade, ela foi selecionada pelo projeto internacional "Caça aos Asteroides" e vai participar de reuniões, estudos e fará um curso de análise de imagem de radiotelescópio junto com outros nove jovens brasileiros.

"Eu estou muito ansiosa. Meu coração está acelerado", revela a aluna do 3º ano da Escola Técnica Estadual (ETE) João Barcelos Martins, unidade da Faetec em Campos, que acabou de ser aprovada no vestibular de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense (IFF). Os selecionados no projeto internacional vão conhecer o Johnson Space Center e o National Radio Astronomy Observatory, em Virginia.

“Fui sozinha em
busca de patrocínio
já que meu pai
trabalha muito"

Mylena Peixoto”

Para Viajar, Mylena Teve Que Vencer Mais um Desafio

Filha de Cristiano Rangel, de 43 anos, que trabalha como porteiro em um hospital da cidade, ela mobilizou amigos e professores para arrecadar dinheiro para a viagem, que segundo os cálculos dela, terá um custo aproximado de R$ 8 mil.

"Desde o princípio eu sabia que não teria condições, então comecei a buscar alternativas. No começo as pessoas ficavam desconfiadas, porque eu só tenho 16 anos e fui sozinha em busca de patrocínio, já que meu pai trabalha muito. Depois que fui capa de um jornal da região, comecei a ganhar a confiança do pessoal. É um orgulho muito grande saber que se não fossem as pessoas, professores, alunos e amigos, e minha família, eu não teria conseguido", disse a estudante, que vai com o pai para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e tem vôo marcado para as 20h30.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Mylena recebeu doações de diversas instituições.

O roteiro de viagem da jovem inclui uma reunião com a equipe da Agência Espacial no Texas e um curso de análise de imagem de radiotelescópio. Depois, o grupo vai a Washinton D.C conhecer Patrick Miller, coordenador do projeto de busca a asteroides que foi a porta de entrada dos estudantes para a viagem.

Dedidação e Apoio da Família

A estudante mora com o pai, a madastra e o irmão de 2 anos. Ela descobriu que havia sido selecionada para o projeto no início do ano.

"Esse projeto caça asteroides no mundo inteiro e auxilia astrônomos a tentar proteger o Planetta Terra com vários grupos espalhados pelo mundo. Em Campos, foram 14 grupos de escolas municipais e estaduais, e eu vou representando o meu grupo, que descobriu cinco asteroides orbitando entre Marte e Júpiter".

A adolescente conta que para identificar os asteroide foram necessárias horas de dedicação e observação dos objetos celestes em movimento em órbita.

"Analisamos, durante muito tempo, através de um programa de computação astrométrica, diversos pontinhos que se deslocavam em uma imagem preta, branca e cinza. Não foi um trabalho fácil, mas o retorno foi gratificante", comemora a estudante.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Mylena recebeu certificado internacional do projeto.

Futuro

A viagem termina no dia 30 de setembro e Mylena pretende seguir na área da astronomia. Apesar da aprovação no vestibular do IFF, ela terá que esperar para assumir a vaga, devido a idade.

"Descobri que tenho um talento na área. Existe carreira na astronomia e dá para conciliar com as ciências da natureza, que é o que quero".

Os asteroides observados por Mylena Peixoto receberam provisoriamente os nomes de P10odrM, P10ovCY, P10oCwi, P10oCAs e P10ouCr. Daqui a cinco anos, a estudante terá que batizar oficialmente os corpos celestes. Ela adianta que fará uma homenagem aos familiares e ao coordenador do projeto, Patrick Miller.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 21/08/2017

Comentário: Pois é grande garota, perseverante, dinâmica, inteligente e completamente comprometida com o que faz. Essa é a receita do sucesso e não é por acaso que já esta colhendo frutos. Sucesso Mylena. Aproveitamos para agradecer a leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio do vídeo que acompanha essa matéria.

Comentários